O palestrante Luiz Eduardo Leal defendeu que a Inteligência Artificial é a solução para a morte do chamado “funil de vendas”, estratégia comercial desenvolvida nos anos 90 do século passado e que é baseada no anúncio do produto, na decisão do consumidor de comprá-lo e final a ida dele ao ponto de venda para adquiri-lo.
Ao longo da primeira palestra da tarde desta terça-feira (2/12) no palco Plenária, no Amazon IA Summit 2025, Luiz Eduardo desenvolveu a ideia de Mapa de Influência, um mecanismo pelo qual o empresário entende que a venda hoje não é linear, como no funil, pois há vários pontos de entrada que levam a um local, que pode ser o WhatsApp, o Instagram ou mesmo um ponto fixo de venda.
“Aí, a IA entra como uma ferramenta avançada de análise de dados que vão ajudar você a converter a venda do produto anunciado”, explicou, lembrando que quanto mais dados a IA te fornece, mais são as chances de uma tomada de decisões favoráveis ao empreendedor.
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Personalização das vendas
Ele citou como exemplo um consumidor hipotético que só compra blusas pretas num determinado estabelecimento, que pelas velhas práticas ainda oferece a ele calças jeans e sapatos esportivos.
“A IA, com uma metodologia simples, me mostra que não adianta oferecer a ele sapatos. A IA me permite personalizar a venda para este consumidor, oferecendo sempre as blusas pretas que ele gosta, as blusas pretas que ainda estou comprando. E sabe qual é essa metodologia simples: é o humano sendo mais humano, pois a decisão nunca será da IA, será sua”, ensinou Luiz Eduardo.