Home Amazonas Amazonas registra redução de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026, aponta Inpe

Amazonas registra redução de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026, aponta Inpe

0
Amazonas registra redução de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026, aponta Inpe
Foto: Divulgação

O Amazonas registrou uma redução de 70% nos focos de calor em janeiro de 2026. De acordo com dados do Programa Queimadas (BD Queimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 18 focos no período, contra 60 registros em janeiro de 2025. Os dados são monitorados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Na comparação com janeiro de 2025, a redução corresponde a 42 focos de calor a menos. O resultado reforça o cenário de queda observado no início de 2026, e indica menor incidência de alertas no território amazonense no recorte analisado.


Leia mais

Base e oposição já iniciam ano legislativo com falas acaloradas na Câmara de Manaus

Estudo mostra avanço acelerado de calor extremo na Amazônia


A última vez em que o Amazonas registrou, em janeiro, um número inferior a 18 focos de calor foi em 2012, quando o estado contabilizou oito registros, segundo a série histórica do BD Queimadas.

No ranking dos municípios com maior número de focos de calor em janeiro de 2026, Autazes, Barcelos e Lábrea, no interior do Amazonas, aparecem com dois registros cada. Em janeiro de 2025, o cenário era diferente: São Gabriel da Cachoeira liderou o ranking, com 16 focos, seguido por Guajará com oito, e Barcelos com seis registros.