Home Amazonas Amazonas integra força-tarefa nacional de transplantes após captação de órgãos em Rondônia

Amazonas integra força-tarefa nacional de transplantes após captação de órgãos em Rondônia

0
Amazonas integra força-tarefa nacional de transplantes após captação de órgãos em Rondônia
Foto: Divulgação

A equipe de transplante do Amazonas integrou uma força tarefa nacional, no domingo (25/01), para captação e transplante de órgãos. A captação foi feita em Cacoal, no estado de Rondônia. O fígado foi transplantado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, da rede estadual de saúde do Amazonas. Dois rins foram encaminhados para o estado de Pernambuco e uma córnea teve como destino o Banco de Olhos de Rondônia.

O Hospital Delphina Aziz, que integra o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), realizou o transplante de fígado ainda no domingo. É o décimo desde outubro de 2025, quando o hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para transplante hepático.

A captação iniciou, na manhã de domingo, no Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro), no município rondoniense de Cacoal, com a participação de três profissionais da equipe de transplante do Amazonas: um médico e um enfermeiro do Hospital Delphina Aziz e um enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO).

Foto: Divulgação

Leia mais

Novo portal da Saúde do AM permite acompanhar filas, atendimentos e serviços em tempo real

Órgãos do Amazonas alinham protocolo contra intoxicação por metanol


A articulação conjunta envolveu a Central Nacional e as Coordenações Estaduais de Transplantes dos três estados, além do Hospital Regional de Cocoal, garantindo que o procedimento fosse realizado dentro do tempo adequado. O transporte aéreo foi realizado em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os órgãos vieram de um doador falecido, vítima de acidente de trânsito. Transportados com agilidade, seguiram rigorosamente os protocolos de segurança e os critérios técnicos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Foto: Divulgação

A cirurgia de alta complexidade foi realizada no Delphina Aziz e beneficiou um paciente, de 51 anos, diagnosticado com cirrose, causada por hepatite B, associada ao vírus Delta.

De acordo com o coordenador da Central de Transportes do Amazonas, Marcos Lins, médico responsável pela captação e transplante do órgão, o paciente já se encontrava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Delphina Aziz, com quadro clínico agravado.

“Após receber o novo órgão, o paciente passará por um pós-operatório delicado, com acompanhamento intensivo na UTI. A previsão inicial é de três a cinco dias antes de avaliarmos a transferência para a enfermaria. Esperamos que esse seja um recomeço para ele”, concluiu.