A boneca gigante mais conhecida do Brasil, a Kamélia, tem chegada marcada em Manaus para o próximo dia 3 de janeiro, quando desembarca no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
A cerimônia que marca a chegada da personagem, responsável por abrir oficialmente o carnaval da capital amazonense todos os anos, acontecerá no saguão do aeroporto. No local, a Kamélia será recepcionada por foliões, admiradores, autoridades e representantes da imprensa.
Durante o evento, o prefeito de Manaus, David Almeida, fará a entrega simbólica das chaves da cidade à boneca, ato que oficializa a abertura do carnaval de Manaus em 2026.
A confirmação da chegada foi anunciada por Aumerinho Botelho, presidente do Conselho Diretor do Olímpico Clube, entidade fundada em 17 de outubro de 1938 e reconhecida como de utilidade pública pelo decreto-lei nº 577, de 23 de maio de 1941.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, a boneca Kamélia é um dos maiores símbolos do carnaval manauara e mantém viva a tradição que anima gerações de foliões.
O pouso está previsto para as 20h07, seguido por uma carreata que sairá do aeroporto em direção à sede do Olímpico Clube, na avenida Constantino Nery, com chegada estimada às 20h34. No local, acontece o tradicional baile da ‘chegada da kamélia’.