Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar riscos de insuficiência renal

O consumo de carne vermelha em excesso, especialmente por pacientes com problemas na função renal, pode potencializar os riscos de agravamento do quadro clínico de quem desenvolveu essas patologias e também contribui para a insuficiência renal, alteração em que os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, como a de filtrar o sangue, alerta o cirurgião uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo.

Presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e doutor em saúde pública, Figliuolo destaca que, pacientes com problemas na função renal, tais como infecções urinárias de repetição, obstrução dos ureteres, cálculos renais (popularmente conhecidos como pedras) e doenças crônicas, precisam reduzir o consumo de carne vermelha, sal e aumentar o consumo de líquido, especialmente água – à exceção de pacientes submetidos à hemodiálise, por exemplo, que precisam controlar o consumo de água.


Leia mais:

Vitiligo: em seis meses 118 casos são diagnosticados em Manaus. Conheça sintomas e tratamento


Isso porque, os rins são responsáveis por remover o ácido adicional consumido a partir da ingestão da carne vermelha, aumentando a carga de trabalho desses órgãos. Por outro lado, o consumo de carne branca reduz os riscos de se desenvolver doenças renais, apontam pesquisas recentes.

“Quando os rins não estão funcionando adequadamente, eles podem ter dificuldade em filtrar e eliminar o excesso de resíduos e substâncias, como proteínas e fósforo, do corpo”, destaca o uro-oncologista.

Câncer

Ele reforça, ainda, que o consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar o risco de formação de novos cálculos renais em pessoas propensas a essa condição. Isso ocorre principalmente devido ao teor elevado de proteínas e outros compostos presentes na carne vermelha, como purinas, que podem contribuir para a formação de cristais nos rins

De acordo com Figliuolo, pacientes com problemas na função renal podem ter agravamento de quadro quando passam a consumir muita carne. Ainda de acordo com o uro-oncologista, quando consumida em excesso, a carne vermelha também aumenta o risco para os cânceres de próstata e de intestino.

Um estudo norte-americano recente relaciona o câncer de próstata e aponta que homens que consomem muita carne vermelha frita podem ter as chances de desenvolver a neoplasia maligna aumentada em até 40%.

Além disso, o consumo da carne vermelha grelhada ou em churrasco pode aumentar em até duas vezes os riscos de desenvolvimento do tipo agressivo da doença, segundo um segundo estudo, publicado em 2011, pela Universidade da Califórnia.

“Não estou proibindo ninguém de comer carne vermelha. Mas, se você come em excesso, procure um médico para avaliar função renal, faça o exame periódico da próstata e os exames de rotina indicados para a cada faixa etária, como a endoscopia e a colonoscopia”, alerta Giuseppe Figliuolo.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O consumo de carne vermelha em excesso, especialmente por pacientes com problemas na função renal, pode potencializar os riscos de agravamento do quadro clínico de quem desenvolveu essas patologias e também contribui para a insuficiência renal, alteração em que os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas, como a de filtrar o sangue, alerta o cirurgião uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo.

Presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e doutor em saúde pública, Figliuolo destaca que, pacientes com problemas na função renal, tais como infecções urinárias de repetição, obstrução dos ureteres, cálculos renais (popularmente conhecidos como pedras) e doenças crônicas, precisam reduzir o consumo de carne vermelha, sal e aumentar o consumo de líquido, especialmente água – à exceção de pacientes submetidos à hemodiálise, por exemplo, que precisam controlar o consumo de água.


Leia mais:

Vitiligo: em seis meses 118 casos são diagnosticados em Manaus. Conheça sintomas e tratamento


Isso porque, os rins são responsáveis por remover o ácido adicional consumido a partir da ingestão da carne vermelha, aumentando a carga de trabalho desses órgãos. Por outro lado, o consumo de carne branca reduz os riscos de se desenvolver doenças renais, apontam pesquisas recentes.

“Quando os rins não estão funcionando adequadamente, eles podem ter dificuldade em filtrar e eliminar o excesso de resíduos e substâncias, como proteínas e fósforo, do corpo”, destaca o uro-oncologista.

Câncer

Ele reforça, ainda, que o consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar o risco de formação de novos cálculos renais em pessoas propensas a essa condição. Isso ocorre principalmente devido ao teor elevado de proteínas e outros compostos presentes na carne vermelha, como purinas, que podem contribuir para a formação de cristais nos rins

De acordo com Figliuolo, pacientes com problemas na função renal podem ter agravamento de quadro quando passam a consumir muita carne. Ainda de acordo com o uro-oncologista, quando consumida em excesso, a carne vermelha também aumenta o risco para os cânceres de próstata e de intestino.

Um estudo norte-americano recente relaciona o câncer de próstata e aponta que homens que consomem muita carne vermelha frita podem ter as chances de desenvolver a neoplasia maligna aumentada em até 40%.

Além disso, o consumo da carne vermelha grelhada ou em churrasco pode aumentar em até duas vezes os riscos de desenvolvimento do tipo agressivo da doença, segundo um segundo estudo, publicado em 2011, pela Universidade da Califórnia.

“Não estou proibindo ninguém de comer carne vermelha. Mas, se você come em excesso, procure um médico para avaliar função renal, faça o exame periódico da próstata e os exames de rotina indicados para a cada faixa etária, como a endoscopia e a colonoscopia”, alerta Giuseppe Figliuolo.

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mais lidas

“Quero ser a voz da advocacia”, diz Marco Aurélio Choy, novo desembargador do Amazonas

O advogado Marco Aurélio de Lima Choy foi escolhido, nesta terça-feira (11/8), como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O...

Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, escolheu Marco Aurélio Choy para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A decisão...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Incêndio atinge área de mata na Avenida das Torres

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação às margens da Avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres, em Manaus,...

Gripes e viroses aumentam no período de calor; veja os cuidados

O calor intenso registrado em Manaus nas últimas semanas tem sido acompanhado de um aumento expressivo nos casos de gripe e viroses respiratórias na...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Calor extremo: Manaus registra dia mais quente do ano pelo 3º dia seguido

Manaus registrou, nesta terça-feira (11), o dia mais quente de 2026 pelo terceiro dia consecutivo. Segundo dados do Inmet, a temperatura máxima chegou a...

Manaus registra mais de 100 incêndios em apenas um fim de semana

Manaus registrou 1.230 incêndios entre janeiro e 9 de agosto de 2026, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O número...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

“Quero ser a voz da advocacia”, diz Marco Aurélio Choy, novo desembargador do Amazonas

O advogado Marco Aurélio de Lima Choy foi escolhido, nesta terça-feira (11/8), como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O...

Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, escolheu Marco Aurélio Choy para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A decisão...

Incêndio atinge área de mata na Avenida das Torres

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação às margens da Avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres, em Manaus,...

Gripes e viroses aumentam no período de calor; veja os cuidados

O calor intenso registrado em Manaus nas últimas semanas tem sido acompanhado de um aumento expressivo nos casos de gripe e viroses respiratórias na...

Calor extremo: Manaus registra dia mais quente do ano pelo 3º dia seguido

Manaus registrou, nesta terça-feira (11), o dia mais quente de 2026 pelo terceiro dia consecutivo. Segundo dados do Inmet, a temperatura máxima chegou a...

Manaus registra mais de 100 incêndios em apenas um fim de semana

Manaus registrou 1.230 incêndios entre janeiro e 9 de agosto de 2026, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O número...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]