Home Amazonas ‘Que susto!’: Defesa Civil faz simulação de alerta em celulares de Manaus

‘Que susto!’: Defesa Civil faz simulação de alerta em celulares de Manaus

0
‘Que susto!’: Defesa Civil faz simulação de alerta em celulares de Manaus
(Foto: Rede Onda Digital)

Por volta das 14h20 deste sábado (20/9), a Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o governo federal, realizou um teste do sistema de alerta de emergência que pegou de surpresa muitos moradores de Manaus. Mesmo após a divulgação de que seria apenas uma simulação, o toque alto e repentino nos celulares assustou a população, que logo reagiu em grupos de WhatsApp e nas redes sociais.

Veja:

Uma internauta brincou com o atraso do aviso:

“Esse alerta da Defesa Civil no celular disse que ia tocar 14h10, aí toca 14h30. Se fosse uma tragédia já teríamos morrido.”

Outro manauara se mostrou confuso com a novidade: “Mano, acabou d aparecer no meu celular um alerta da Defesa Civil???????? Nem li, só tirei kkk. Começou a tocar e fazer um barulho estranho meu telo, oque é será???? E não é roubado, então nessa parte tá suave, oque eu fiz?”

(Foto: Reprodução)

Houve ainda quem resumisse a sensação de susto:

“Que p*rra foi essa de alerta da Defesa Civil? Vai assustar o cão, que susto, mano!”

(Foto: Reprodução)

Leia mais:

Defesa Civil fará simulação de alerta em celulares em Manaus e outros três municípios

VÍDEO: secretário explica como funcionará novo sistema de alerta da Defesa Civil no AM


O som que chamou atenção da população faz parte do novo sistema de comunicação de risco da Defesa Civil, testado em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, assim como em todo o país. A ideia é verificar a eficácia da tecnologia em situações de emergência, como temporais, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.

Segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, durante os testes os celulares podem tocar, vibrar e exibir mensagens na tela, mas não há motivo para alarme.

O objetivo, explica o órgão, é garantir que, em situações reais de perigo, a população seja rapidamente informada e possa agir de forma segura.