Por volta das 14h20 deste sábado (20/9), a Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o governo federal, realizou um teste do sistema de alerta de emergência que pegou de surpresa muitos moradores de Manaus. Mesmo após a divulgação de que seria apenas uma simulação, o toque alto e repentino nos celulares assustou a população, que logo reagiu em grupos de WhatsApp e nas redes sociais.
“Esse alerta da Defesa Civil no celular disse que ia tocar 14h10, aí toca 14h30. Se fosse uma tragédia já teríamos morrido.”
Outro manauara se mostrou confuso com a novidade: “Mano, acabou d aparecer no meu celular um alerta da Defesa Civil???????? Nem li, só tirei kkk. Começou a tocar e fazer um barulho estranho meu telo, oque é será???? E não é roubado, então nessa parte tá suave, oque eu fiz?”
(Foto: Reprodução)
Houve ainda quem resumisse a sensação de susto:
“Que p*rra foi essa de alerta da Defesa Civil? Vai assustar o cão, que susto, mano!”
O som que chamou atenção da população faz parte do novo sistema de comunicação de risco da Defesa Civil, testado em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, assim como em todo o país. A ideia é verificar a eficácia da tecnologia em situações de emergência, como temporais, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
Segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus, durante os testes os celulares podem tocar, vibrar e exibir mensagens na tela, mas não há motivo para alarme.
O objetivo, explica o órgão, é garantir que, em situações reais de perigo, a população seja rapidamente informada e possa agir de forma segura.