Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Cobom) encontraram, neste sábado (14/02), os destroços da lancha Lima de Abreu XV, que naufragou na tarde de sexta-feira (13/02), no Encontro das Águas. A embarcação realizava o trajeto de Manaus até o município de Nova Olinda do Norte.
Conforme os mergulhadores, a embarcação está localizada a uma profundidade de aproximadamente 50 metros e deverá ser resgatada pelos proprietários, que têm a responsabilidade de retirar o rio com segurança itens como combustível e possiveis elementos poluentes.
No total, 71 pessoas foram resgatadas com vida por embarcações que passavam pelo local, além de lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. Duas mortes foram confirmadas e sete pessoas seguem desaparecidas.
Saiba mais:
Tragédia do naufrágio leva Nova Olinda do Norte a cancelar o CarnaOlinda 2026
Justiça decreta prisão preventiva de comandante da lancha que naufragou no Encontro das Águas
A Marinha, que atuou junto às forças de resgate, abriu um inquérito administrativo para apurar as causas e as responsabilidades pelo acidentes.
Em Nova Olinda do Norte, a prefeitura cancelou o CarnaOlinda2026, principal festa do calendário de eventos do município, em luto as vítimas.
Na noite de hoje, a juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, responsável pela Central de Plantão Criminal, decretou a prisão preventiva de Pedro José da Silva Gama, comandante da lancha Lima de Abreu. Como a decisão saiu no final da noite, as autoridades policiais só poderão cumprir o mandato a partir das 6h deste domingo.