Criminosos estão utilizando o aplicativo de mensagens WhatsApp para aplicação de um novo golpe. O alerta foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) nesta quinta-feira (13/11).
Segundo o órgão, os golpistas estão reenviando mensagens que simulam notificações de infrações inexistentes e ameaçam suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o objetivo de obter pagamentos indevidos.
Como ocorre o golpe
- Condutores recebem uma mensagem que simula uma infração grave e informa sobre uma suposta suspensão imediata da CNH.
- O texto acompanha um link falso para regularizar o processo.
- Ao acessar o link, a vítima é direcionada para um QR code que solicita pagamento via Pix.
- Os endereços eletrônicos utilizados não possuem o “.am”, típico do site oficial do Detran-AM.
- O número de telefone apresentado tem DDD 21, que não pertence ao Amazonas.
- A tela de pagamento usa indevidamente a marca “gov.br” para dar aparência de legitimidade.
De acordo com o Detran-AM, não existe qualquer procedimento que preveja o cancelamento imediato da CNH. O órgão orienta que os usuários sempre procurem informações diretamente no site oficial (www.detran.am.gov.br) e evitem clicar em links desconhecidos ou repassar dados pessoais em canais não oficiais.
“O alerta à população é que, para qualquer mensagem que você receber, tire as dúvidas nas redes sociais do Detran e consulte no site oficial”, reforçou o diretor-presidente do órgão, David Fernandes.
Leia mais
“Zumbido no ouvido é sinal de alerta”; diz fonoaudióloga sobre saúde auditiva no Novembro Laranja
TJAM publica cartilha para alertar amazonense contra golpe do Falso Advogado
Atendimento
O departamento lembra que não inicia conversas pelo WhatsApp para notificar condutores ou cobrar valores. O único contato oficial do Detran-AM pelo aplicativo é o atendimento automatizado dos assistentes virtuais “Mano” e “Mana”.
O atendimento ocorre exclusivamente pelo número (92) 3643-0001, sempre com o usuário iniciando a conversa para acessar serviços relacionados a veículos e habilitação.