A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revogou o credenciamento da empresa Intertek do Brasil Inspeções Ltda., unidade Manaus, que atuava como responsável pela inspeção da qualidade de produtos regulados pelo órgão.
Intertek é uma empresa fundada há mais de 130 anos, atuando no setor de garantia da qualidade e segurança para diversas indústrias ao redor do mundo. A empresa atende a um público diversificado, incluindo empresas locais e globais em diversos setores. Além disso, oferece serviços de garantia da qualidade, testes, inspeção e certificação.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13/1) e tem como base o não cumprimento de exigências previstas na Resolução ANP nº 859. O credenciamento havia sido concedido em agosto de 2025, mas foi cancelado após análise de processo administrativo instaurado pela agência.

Saiba mais:
STJ mantém prisão de servidor investigado por corrupção na saúde do AM
Veja como tirar a certidão de quitação eleitoral de forma gratuita
Com a revogação, a empresa fica impedida de exercer atividades de controle da qualidade na importação de produtos sujeitos à regulação da ANP, com efeito imediato a partir da publicação do despacho.
O ato é assinado pelo superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP, Fábio da Silva Vinhado.