Home Amazonas Forte chuva deixa diversas áreas de Manaus alagadas; veja vídeo

Forte chuva deixa diversas áreas de Manaus alagadas; veja vídeo

0
Forte chuva deixa diversas áreas de Manaus alagadas; veja vídeo
(Foto: Divulgação)

A forte chuva que atingiu Manaus na manhã deste domingo (5/10) causou diversos alagamentos e transtornos em diferentes áreas da cidade. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram ruas completamente tomadas pela água, como a Rua Marquês de Tamandaré, no bairro Flores, e vias do bairro Raiz, na zona Sul.

No Centro da capital, a ventania agravou a situação e causou estragos na tradicional feirinha da avenida Eduardo Ribeiro. Barracas foram arrancadas e produtos ficaram espalhados pela via, prejudicando o trabalho de feirantes e comerciantes.

Nas últimas horas, a capital amazonense já registrou diversos pontos de alagamentos, principalmente nas zonas Norte, Leste e Centro-Sul, onde moradores relataram a água invadindo calçadas e residências.

A Prefeitura de Manaus informou que equipes da Defesa Civil Municipal seguem em atividade para garantir a segurança da população diante das condições climáticas adversas.


Leia mais:

Homem encontrado morto em lixeira era catador de latinhas do Centro de Manaus

Forte ventania causa destelhamento e assusta visitantes de evento na Base Aérea de Manaus; veja o vídeo


O órgão destacou ainda que o Disque 199 está disponível 24 horas por dia para emergências, com atendimento feito pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

De acordo com dados da Defesa Civil do Amazonas, divulgados neste domingo (5), várias áreas de Manaus registraram forte volume de chuva nas últimas 12 horas. O maior índice pluviométrico foi observado no bairro Santa Etelvina, com 43,2 milímetros. Em seguida, aparecem o Tarumã (40,1 mm), Redenção (39,1 mm), Compensa (31,1 mm) e Bairro da União (30,3 mm). No interior, o município de Careiro, na comunidade Vista Alegre, também teve acumulado expressivo, com 36 milímetros. As informações são baseadas em registros dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ausência de alerta sonoro

A Prefeitura de Manaus justificou, por meio de nota, a ausência de alerta sonoro. Confira:

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), informa que o alerta sonoro de emergência não foi acionado durante a forte chuva, registrada na tarde deste domingo, 5/10, na capital amazonense, porque o sistema ainda está em fase de entrega e implantação gradual no município.

O sistema de alerta sonoro será utilizado exclusivamente em situações críticas, quando houver risco imediato à vida e necessidade de evacuação urgente de áreas vulneráveis. Em casos de chuvas intensas ou alagações pontuais, a comunicação ocorre por mensagens de SMS (para quem está cadastrado), além de redes sociais oficiais e grupos comunitários de WhatsApp.

Trata-se de uma tecnologia nova em Manaus e está, atualmente, em fase de entrega, implantação e testes. A chuva registrada neste domingo foi intensa e concentrada em um curto período, mas não configurou o cenário necessário para o acionamento do alarme. A Sepdec segue com servidores implantados nas bases e equipes em treinamento para operar o sistema de forma integrada com órgãos estaduais e federais.

Segundo dados do monitoramento meteorológico, o maior volume de chuva foi registrado na zona Sul de Manaus, especialmente na região do bairro Santa Luzia, com 49 milímetros de precipitação. A ocorrência foi acompanhada de ventos fortes e tempestade localizada, provocando alagamentos pontuais decorrentes do transbordamento de igarapés, acúmulo de lixo e obstrução de bueiros.

A Sepdec segue com equipes de plantão acompanhando as áreas afetadas e reforça a orientação para que a população evite o descarte irregular de resíduos em vias públicas e igarapés, prática que agrava os impactos das chuvas.

Aviso por SMS
Para receber avisos por SMS, o cidadão deve enviar um SMS para 40199 com o CEP da residência. Após o envio, o sistema confirma o cadastro e passa a encaminhar alertas e recomendações preventivas sempre que houver previsão de chuva forte ou risco de ocorrência. O serviço é gratuito e funciona em todas as operadoras.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Manaus pode ser acionada pelo número 199 (24 horas).