Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Governo do estado apresenta ao Ministério da Saúde o plano de contingência para a estiagem no AM

O Governo do Amazonas entregou à equipe do Ministério da Saúde (MS) o Plano de Contingência do Governo do Estado no Enfrentamento à Estiagem.

O Governo do Amazonas entregou à equipe do Ministério da Saúde (MS) o Plano de Contingência do Governo do Estado no Enfrentamento à Estiagem, que começou a ser construído por determinação do governador Wilson Lima no início do ano, e vêm sendo colocado em prática pela rede de órgãos da rede estadual para mitigar os efeitos da seca extrema que castiga o estado .

O relatório entregue ao MS foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e aponta, os principais desafios que poderão se intensificar e que fazem parte planejamento de enfrentamento à seca severa, como a dificuldade de logística para acesso às cidades isoladas, exigindo novas estratégias para manutenção do estoque de medicamentos e assistência aos pacientes.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, disse que o Plano de Contingência define apoio aos municípios, ações de gestão, abastecimento de medicamentos e insumos, infraestrutura, mobilização e educação em saúde.

Ela reforçou que o Governo do Amazonas já enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para municípios das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões; 37 cilindros de oxigênio foram enviados para Eirunepé, Canutama e Itamarati, além da instalação de uma usina de oxigênio em Envira. Também foram distribuídos medicamentos e insumos para diversos municípios, totalizando 6,2 mil volumes.

A equipe do MS chegou à capital na segunda-feira (16/09) e, desde então, tem cumprido um roteiro de reuniões com a SES-AM e com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), fazendo inclusive sobrevoo pela Região Metropolitana de Manaus para acompanhar in loco a situação crítica da seca

Na quinta-feira (19/09), vieram acompanhar o grupo o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda, e o coordenador-geral da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), Rodrigo Stabeli.

O secretário Adriano Massuda afirmou, na ocasião, que os agravos causados pela estiagem precisam ser enfrentados de maneira conjunta, “articulada entre governo federal, estadual e municípios”.

Durante a visita, os representantes do MS também estiveram no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade referência na assistência à saúde de média e alta complexidade no Estado, e no Complexo Regulador do Amazonas, onde é feita a regulação dos casos de urgência, além da logística de remoções aéreas e Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


Leia mais:

No Ceará, homem é preso por violência sexual contra cadela

Drogas apreendidas em casa de candidato a vereador abasteceriam municípios do Amazonas e mais 3 capitais brasileiras


Apoio aos municípios

A equipe do MS acompanhou as ações de monitoramento que vêm sendo desenvolvidas nos municípios, através do Centro de Operações de Vigilância em Saúde da FVS-RCP. A atuação, conforme explica a diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim, vem acontecendo desde maio deste ano, monitorando os agravos e doenças, para resposta em tempo oportuno.

De julho a setembro, profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram visita de suporte e proteção de saúde frente à estiagem a 17 municípios do Amazonas, localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O Governo do Amazonas entregou à equipe do Ministério da Saúde (MS) o Plano de Contingência do Governo do Estado no Enfrentamento à Estiagem, que começou a ser construído por determinação do governador Wilson Lima no início do ano, e vêm sendo colocado em prática pela rede de órgãos da rede estadual para mitigar os efeitos da seca extrema que castiga o estado .

O relatório entregue ao MS foi elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e aponta, os principais desafios que poderão se intensificar e que fazem parte planejamento de enfrentamento à seca severa, como a dificuldade de logística para acesso às cidades isoladas, exigindo novas estratégias para manutenção do estoque de medicamentos e assistência aos pacientes.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, disse que o Plano de Contingência define apoio aos municípios, ações de gestão, abastecimento de medicamentos e insumos, infraestrutura, mobilização e educação em saúde.

Ela reforçou que o Governo do Amazonas já enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para municípios das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões; 37 cilindros de oxigênio foram enviados para Eirunepé, Canutama e Itamarati, além da instalação de uma usina de oxigênio em Envira. Também foram distribuídos medicamentos e insumos para diversos municípios, totalizando 6,2 mil volumes.

A equipe do MS chegou à capital na segunda-feira (16/09) e, desde então, tem cumprido um roteiro de reuniões com a SES-AM e com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), fazendo inclusive sobrevoo pela Região Metropolitana de Manaus para acompanhar in loco a situação crítica da seca

Na quinta-feira (19/09), vieram acompanhar o grupo o secretário da Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda, e o coordenador-geral da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), Rodrigo Stabeli.

O secretário Adriano Massuda afirmou, na ocasião, que os agravos causados pela estiagem precisam ser enfrentados de maneira conjunta, “articulada entre governo federal, estadual e municípios”.

Durante a visita, os representantes do MS também estiveram no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade referência na assistência à saúde de média e alta complexidade no Estado, e no Complexo Regulador do Amazonas, onde é feita a regulação dos casos de urgência, além da logística de remoções aéreas e Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


Leia mais:

No Ceará, homem é preso por violência sexual contra cadela

Drogas apreendidas em casa de candidato a vereador abasteceriam municípios do Amazonas e mais 3 capitais brasileiras


Apoio aos municípios

A equipe do MS acompanhou as ações de monitoramento que vêm sendo desenvolvidas nos municípios, através do Centro de Operações de Vigilância em Saúde da FVS-RCP. A atuação, conforme explica a diretora-presidente do órgão, Tatyana Amorim, vem acontecendo desde maio deste ano, monitorando os agravos e doenças, para resposta em tempo oportuno.

De julho a setembro, profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram visita de suporte e proteção de saúde frente à estiagem a 17 municípios do Amazonas, localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Amazônia concentra R$ 391 milhões em editais para ciência

A Amazônia vive um dos momentos mais promissores dos últimos anos para a ciência. Somados, três grandes editais lançados em 2026 disponibilizam cerca de...

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Cheiro de café e festa junina: o bolo de macaxeira mistura memória, cultura e sabor

Quando chega o mês de junho, as mesas dos arraiais costumam ser tomadas pelo cheiro do milho cozido, da canjica, da pamonha e dos...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Amazônia concentra R$ 391 milhões em editais para ciência

A Amazônia vive um dos momentos mais promissores dos últimos anos para a ciência. Somados, três grandes editais lançados em 2026 disponibilizam cerca de...

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...

Cheiro de café e festa junina: o bolo de macaxeira mistura memória, cultura e sabor

Quando chega o mês de junho, as mesas dos arraiais costumam ser tomadas pelo cheiro do milho cozido, da canjica, da pamonha e dos...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]