O novo Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues entrou na fase final de preparação com a montagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do centro cirúrgico. A informação foi apresentada nesta terça-feira (10/02) pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Desde segunda-feira (09), equipes trabalham na instalação da estrutura do Centro Cirúrgico e da Sala de Recuperação Pós-Anestésica da nova unidade. Já nesta quarta-feira (11), começa a instalação dos equipamentos da UTI, etapa considerada essencial para o funcionamento do hospital.
De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, essa fase marca a implantação dos equipamentos voltados diretamente à assistência aos pacientes. “Iniciamos com os aparelhos que exigiam estrutura de engenharia, como estativas. Agora avançamos para equipamentos de suporte à vida, como ventiladores, aspiradores, monitores, carros de anestesia e acessórios”, explicou.

Leia mais
TCE determina inauguração do Hospital do Sangue ainda em fevereiro
Governo do Amazonas abre 265 vagas para novo Hospital do Sangue em Manaus
Além da montagem da estrutura hospitalar, a SES-AM também acelera a formação das equipes. O Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 001/2026, voltado para profissionais de níveis superior, técnico e médio, já ultrapassava 3 mil inscritos até esta terça-feira (10/02). A meta é concluir contratações, qualificação dos profissionais e ajustes administrativos até o dia 28 de fevereiro.

Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, a pasta mantém diálogo constante com os órgãos de controle para garantir transparência. “Estamos na etapa final de preparação para entregar o hospital com segurança e qualidade no atendimento”, afirmou.
Com a conclusão dessa fase, a previsão é que o Hospital do Sangue esteja pronto para operar a partir de março, ampliando a rede pública de saúde no Amazonas.