Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Escolas da zona rural de Manaus iniciam ano letivo

Com a temática “Educação: compromisso de todos potencializando a formação integral do ser humano”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura do ano letivo 2023 das unidades de ensino ribeirinhas do rio Negro, nesta sexta-feira, 6, durante a reinauguração da escola municipal São Sebastião II, na comunidade São Sebastião, região do Tarumãzinho.

Outro destaque da iniciativa foi a entrega de uma nova lancha escolar para auxiliar no deslocamento dos alunos. Na localidade são atendidos 1.632 estudantes em 29 unidades de ensino da rede municipal de Manaus.

O ano letivo das escolas do rio Negro inicia no mês de janeiro, devido à cheia e a vazante dos rios, além das especificidades climáticas da região amazônica. O respectivo calendário letivo é amparado pelo Artigo 23, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação, para não causar prejuízos aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem.

Leia mais:

 

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, relatou que o evento desta sexta é sinônimo de alegria e felicidade para a educação municipal. A atividade reforça como a gestão David Almeida valoriza o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da zona ribeirinha.

“Hoje, é um dia de festa. Estamos vivendo dois momentos lindos: a abertura do ano letivo e a entrega desta nova escola para a comunidade, que é um espaço digno de respeito, qualidade e carinho. Isso significa amor a Manaus. O tema do nosso ano letivo 2023 é o que desejamos para este ano e vamos trabalhar bastante para isso, porque a educação municipal tem que ser compromisso de todos. Fico muito feliz em ver a comunidade reunida, pais e mães, que são essenciais para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, declarou.

De acordo com a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Rosa Denise, a expectativa para o ano letivo é muito positiva.

“Começamos este ano letivo 2023 com foco em nossas obras pedagógicas, como o reforço escolar, pró-Saeb, que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Municipíadas e tantas outras ações voltadas para melhorar a educação do nosso município”, disse.

Reinauguração

A sede do evento, a escola municipal São Sebastião II, foi reinaugurada, após nove meses de obras. A unidade de ensino atende 50 estudantes da educação infantil e ensino fundamental I e II. A reforma consistiu em reparos estruturais e ampliação do espaço físico, como a construção da quadra coberta; readequação da cozinha com novo refeitório; novas salas de sala, sendo agora quatro; sala dos professores e sala da secretaria; além de nova fachada para garantir a segurança dos estudantes.

Para o gestor da unidade de ensino, Robson Melo, o dia é marcante para a comunidade escolar, bem como inicia uma nova era da educação pública municipal na comunidade.

“O sentimento é de gratidão. Quando cheguei na escola estava desestruturada e sem condições para os alunos estudarem. Temos uma comunidade bastante atuante e presente que anima o nosso trabalho. Também tenho o apoio dos comunitários indígenas e excelentes professores. Não é fácil trabalhar nessa região, mas é preciso ter coragem para fazermos uma educação de qualidade. Agradeço bastante ao prefeito David Almeida e a nossa secretária Dulce Almeida por ter nos proporcionado essa estrutura e confiar em nosso trabalho”, relatou.

CET

Na ocasião, também foi inaugurado o Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), espaço para praticar a Educação 4.0, por meio de recursos tecnológicos e de inovação. A unidade de ensino conta com um aparato tecnológico de dez computadores e 30 maletas digitais com tablets.

O estudante Endew Felipe, 13 anos, 8° ano, gostou do resultado da reforma. “Gostei muito da reforma, porque antes estava destruída e com muitas goteiras. Jogo futebol com meus amigos e gostei da nossa nova quadra”, comentou.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Com a temática “Educação: compromisso de todos potencializando a formação integral do ser humano”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a abertura do ano letivo 2023 das unidades de ensino ribeirinhas do rio Negro, nesta sexta-feira, 6, durante a reinauguração da escola municipal São Sebastião II, na comunidade São Sebastião, região do Tarumãzinho.

Outro destaque da iniciativa foi a entrega de uma nova lancha escolar para auxiliar no deslocamento dos alunos. Na localidade são atendidos 1.632 estudantes em 29 unidades de ensino da rede municipal de Manaus.

O ano letivo das escolas do rio Negro inicia no mês de janeiro, devido à cheia e a vazante dos rios, além das especificidades climáticas da região amazônica. O respectivo calendário letivo é amparado pelo Artigo 23, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e visa garantir os 200 dias letivos e 800 horas previstos pela legislação, para não causar prejuízos aos alunos, no processo de ensino e aprendizagem.

Leia mais:

 

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, relatou que o evento desta sexta é sinônimo de alegria e felicidade para a educação municipal. A atividade reforça como a gestão David Almeida valoriza o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da zona ribeirinha.

“Hoje, é um dia de festa. Estamos vivendo dois momentos lindos: a abertura do ano letivo e a entrega desta nova escola para a comunidade, que é um espaço digno de respeito, qualidade e carinho. Isso significa amor a Manaus. O tema do nosso ano letivo 2023 é o que desejamos para este ano e vamos trabalhar bastante para isso, porque a educação municipal tem que ser compromisso de todos. Fico muito feliz em ver a comunidade reunida, pais e mães, que são essenciais para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, declarou.

De acordo com a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Rosa Denise, a expectativa para o ano letivo é muito positiva.

“Começamos este ano letivo 2023 com foco em nossas obras pedagógicas, como o reforço escolar, pró-Saeb, que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica, Municipíadas e tantas outras ações voltadas para melhorar a educação do nosso município”, disse.

Reinauguração

A sede do evento, a escola municipal São Sebastião II, foi reinaugurada, após nove meses de obras. A unidade de ensino atende 50 estudantes da educação infantil e ensino fundamental I e II. A reforma consistiu em reparos estruturais e ampliação do espaço físico, como a construção da quadra coberta; readequação da cozinha com novo refeitório; novas salas de sala, sendo agora quatro; sala dos professores e sala da secretaria; além de nova fachada para garantir a segurança dos estudantes.

Para o gestor da unidade de ensino, Robson Melo, o dia é marcante para a comunidade escolar, bem como inicia uma nova era da educação pública municipal na comunidade.

“O sentimento é de gratidão. Quando cheguei na escola estava desestruturada e sem condições para os alunos estudarem. Temos uma comunidade bastante atuante e presente que anima o nosso trabalho. Também tenho o apoio dos comunitários indígenas e excelentes professores. Não é fácil trabalhar nessa região, mas é preciso ter coragem para fazermos uma educação de qualidade. Agradeço bastante ao prefeito David Almeida e a nossa secretária Dulce Almeida por ter nos proporcionado essa estrutura e confiar em nosso trabalho”, relatou.

CET

Na ocasião, também foi inaugurado o Centro de Tecnologias Educacionais (CTE), espaço para praticar a Educação 4.0, por meio de recursos tecnológicos e de inovação. A unidade de ensino conta com um aparato tecnológico de dez computadores e 30 maletas digitais com tablets.

O estudante Endew Felipe, 13 anos, 8° ano, gostou do resultado da reforma. “Gostei muito da reforma, porque antes estava destruída e com muitas goteiras. Jogo futebol com meus amigos e gostei da nossa nova quadra”, comentou.

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mais lidas

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Pesquisa aponta que frutos da Amazônia podem ajudar a frear diabetes e obesidade

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) têm revelado o potencial de frutos amazônicos como açaí, camu-camu, pupunha, tucumã e cubiu...

Especialista explica por que terremotos na Venezuela foram sentidos no Amazonas

Os moradores dos municípios de Barcelos e Iranduba, no interior do Amazonas, relataram tremores após dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingirem a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...

Pesquisa aponta que frutos da Amazônia podem ajudar a frear diabetes e obesidade

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) têm revelado o potencial de frutos amazônicos como açaí, camu-camu, pupunha, tucumã e cubiu...

Especialista explica por que terremotos na Venezuela foram sentidos no Amazonas

Os moradores dos municípios de Barcelos e Iranduba, no interior do Amazonas, relataram tremores após dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingirem a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]