Home Amazonas Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais

0
Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais
Foto: Divulgação/Ipaam.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abriu nesta segunda (12/1) o cadastramento de instituições, entidades e órgãos públicos interessados em receber doações de bens e materiais apreendidos durante ações de fiscalização ambiental no estado. O cadastro está disponível no site oficial do Instituto, no endereço eletrônico www.ipaam.am.gov.br.

O cadastramento tem como finalidade formar um banco de instituições aptas a receber os materiais, garantindo a destinação adequada dos bens, conforme prevê o Decreto Federal nº 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais e estabelece regras para a destinação de bens apreendidos em todo o país.

A medida busca assegurar que os itens apreendidos sejam utilizados para fins sociais, científicos, hospitalares, penais ou beneficentes.


Leia mais:

Ipaam lança edital de concurso com 140 vagas e salário de até R$ 11,6 mil

Justiça do AM condena homem a pagar R$ 7 milhões por desmatar área equivalente a mais de 600 campos de futebol


Quem pode se cadastrar e tipos de bens

Podem se inscrever no cadastro instituições e órgãos públicos e entidades científicas, hospitalares, penais e beneficentes, legalmente constituídos e com documentação regular. O formulário disponível no site do Ipaam exige, entre outros documentos, certidão de regularidade fiscal, estatuto social atualizado, ata de nomeação da diretoria e um projeto que justifique a utilização social ou ambiental dos bens.

Os bens doados são provenientes de apreensões realizadas pelo Ipaam em operações de fiscalização ambiental e incluem, principalmente, pescado, madeira, lenha, argila e motosserra. A seleção das instituições considera critérios como capacidade de armazenamento e transporte, finalidade social e necessidades avaliadas pelo Instituto.

A retirada dos materiais deve ser feita na sede do Ipaam, em Manaus, não sendo responsabilidade do Instituto o transporte ou a entrega dos itens.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, comentou a iniciativa:

“Esse cadastramento é fundamental para que os materiais apreendidos em fiscalizações ambientais tenham uma destinação correta, transparente e alinhada ao interesse público, beneficiando instituições que desenvolvem trabalhos relevantes para a sociedade”.