
O número de pessoas que visitaram Manaus por via aérea, no nove primeiros meses deste ano, alcançou 2.496 milhões, uma alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. O número é da Vinci Airports, que administra o Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes.
No período também houve aumento de 6,8% no número de voos comerciais, que chegaram a 23.460 voos, o equivalente a uma média de 86 operações por dia.
A ampliação da malha aérea foi determinante para o resultado e reflete o trabalho de articulação com os setores público e privado promovido pela Concessionária. Entre os destaques estão as novas rotas para Confins (MG), além do fortalecimento de conexões com as capitais Boa Vista (RR), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ).
No segmento internacional, a retomada dos voos para Lisboa, em Portugal, e o reforço das operações para a Colômbia e o Panamá, que passou a contar com frequência diária, contribuíram para a expansão da demanda.
Saiba mais:
Bastidores: Quadro eleitoral indica seis candidaturas ao Governo do Estado nas eleições de 2026
Segundo voto traz o imponderável para a eleição ao Senado Federal no Amazonas
Crescimento é tendência desde 2024
A tendência confirma o ritmo de crescimento observado em 2024, quando o Manaus Airport movimentou 2,9 milhões de passageiros, aumento de 10% na comparação anual.
No Brasil, onde além de Porto Velho, a rede administra os aeroportos de Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Boa Vista, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a VINCI Airports ultrapassou 3,3 milhões de passageiros no terceiro trimestre, reforçando seu papel estratégico na conectividade aérea do país. De acordo com o relatório, na Amazônia, o crescimento de tráfego foi possibilitado pelo aumento da capacidade tanto de companhias aéreas brasileiras quanto internacionais.
No mundo, onde administra mais de 70 aeroportos, a VINCI Airports registrou um forte crescimento no tráfego no terceiro trimestre, recebendo 94 milhões de passageiros, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior, o que representa 3,8 milhões de passageiros a mais.
Um dos principais hubs aéreos da Região Norte do Brasil, o Manaus Airport conecta, anualmente, quase 3 milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais. Em sua estrutura, dispõe do terceiro maior terminal de cargas do País, com capacidade para movimentar mais de 300 mil toneladas em cargas simultaneamente.
Na área ambiental, o aeroporto recebeu reconhecimento internacional com o Green Airport, da ACI-LAC (Airports Council International – Latin America & Caribbean). Em 2025, foi eleito pela ANAC como o mais sustentável do país no eixo sociedade em sua categoria, e foi Prêmio Destaques do Ano 2025, da Smacna Brasil/Abrava, com a implantação de um sistema de climatização inovador e sustentável.
Desde 2022, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, recebeu investimentos em obras de infraestrutura e vem incorporando padrões operacionais globais focados em eficiência, segurança e conforto. A cada operação realizada e passageiro recebido, a empresa vem fortalecendo seu compromisso de Conectar para Transformar.