
O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, estimou, nesta segunda-feira (13/10), durante o programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, que o Polo Industrial de Manaus (PIM) crescerá ao menos 10% ainda em 2025, tanto em faturamento quanto em produção e geração de empregos. “É isso que estamos vendo nos nossos números, com todos os principais segmentos crescendo acima de 10%”, afirmou.
A estimativa leva em conta os números da pesquisa Indicadores do PIM, produzido mensalmente pela Suframa, mas que traz números diferentes da Pesquisa Mensal de Produção, divulgada na última sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aferiu em agosto uma queda na produção de -7.4%.
Os números divergentes se explicam pela inclusão na pesquisa do IBGE do subsetor de produção de coque e derivados de petróleo, que registrou uma retração incrível de -42%. O número é explicado pelo fato da Refinaria da Amazônia hoje optar por importar estes produtos e vendê-lo às distribuidoras, ao contrário de anos anteriores quando os produzia em Manaus.
Bosco Saraiva também destacou o crescimento de um subsetor pouco conhecido do PIM, o de Vestuário e Calçados, que no mês de agosto registrou um aumento de faturamento de 40,81%. em comparação com o mesmo período de 2024.
O setor fatura principalmente com a confecção de uniformes para as empresas do Distrito Industrial e recentemente uma de suas principais empresas ganhou uma licitação para fornecer uniformes para as Forças Armadas.
Além desse segmento, que já é uma realidade, Bosco Saraiva destacou que duas grandes empresas do setor farmacêutico têm projetos aprovados na Suframa e, em breve, iniciarão suas operações em Manaus, uma delas voltada à produção de medicamentos à base de cannabis.
O uso medicinal da planta cannabis é eficaz no tratamento de doenças como epilepsia, dor crônica, ansiedade e esclerose múltipla, além de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia, atuando no sistema endocanabinoide do corpo para regular funções como inflamação, dor, humor e sono.
Confira a avaliação do superintendente para estes dois setores:
Saída e candidatura em 2026
O superintendente também anunciou que vai sair da Suframa em março, quase no limite do prazo de desincompatibilização de cargos executivos para os que pretendem disputar a eleição. “Vou disputar a eleição e em março ‘eu pego o beco'”, disse Bosco.
Conforme havia revelado com exclusividade à Onda Digital, Bosco Saraiva vai ingressar no PSD, partido do senador Omar Aziz, e disputar uma das 24 vagas de deputado estadual no próximo ano. “Preciso cuidar da minha campanha e em março estou fora”, disse.
Ao longo da vida pública ele soma mandatos de vereador em Manaus – tendo presidido a Câmara Municipal de Manaus por três vezes -, deputado estadual e deputado federal. Foi também vice-governador do Amazonas entre 2017 e 2018, quando Amazonino Mendes foi governador tampão.
Na Câmara Federal ele presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, com destaque para a ação tomada pelo partido dele no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do então ministro da Fazenda do governo Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, de zerar a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que inviabilizaria as empresas da Zona Franca de Manaus.