O Carnaval de Manaus conheceu, nesta segunda-feira (16/2), as campeãs dos grupos de acesso. A Dragões do Império conquistou o título do Grupo de Acesso A e confirmou o retorno ao Grupo Especial em 2027. Já a Primos da Ilha venceu o Grupo de Acesso B e garantiu o direito de desfilar no Acesso A no próximo ano.
A leitura das notas foi realizada no Sambódromo de Manaus, reunindo dirigentes, componentes e torcedores das agremiações, em uma tarde marcada por emoção e expectativa.
O GRES Dragões do Império retorna ao Grupo Especial após a conquista do Acesso A com o enredo “Corre Campo: Boi Resistência, da Arte e do Povo – Patrimônio Cultural do Brasil”. A agremiação do bairro São Jorge já havia desfilado na elite do Carnaval de Manaus em 2024 e, com o título de 2026, assegura presença novamente no Grupo Especial em 2027.
Conforme regulamento, o Grupo Especial passará a contar com dez agremiações a partir de 2027. Com isso, a Tradição Leste, vice-campeã do Grupo de Acesso A, também garantiu vaga na elite no próximo Carnaval.
A Tradição Leste apresentou o enredo “De Pescador a Doutor Paulo Lima – A Utopia que se Tornou Realidade”.
Leia mais
Roubos e golpes no Carnaval: saiba como proteger suas contas e APP’s durante a folia
Primos da Ilha é campeã no Acesso B
Representando a força feminina no empreendedorismo, o GRC Primos da Ilha apresentou o enredo “Mulher que empreende, mulher que vende”, em um desfile que percorreu a trajetória das mulheres amazônicas até os dias atuais. A escola exaltou o protagonismo feminino em diferentes áreas, da empresária à artesã, destacando a contribuição das mulheres para a economia e a transformação social.

Grupo Especial com dez escolas
O regulamento deste ano, definido em acordo entre as agremiações e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), também estabeleceu que não haverá rebaixamento no Grupo Especial em 2026. No entanto, a escola que terminar na última colocação deverá ceder espaço em seu barracão para a campeã do acesso.