Com a chegada do Carnaval, período marcado por intensa movimentação corporal, longas horas em pé e mudanças na rotina, os profissionais do Programa RespirAR orientam sobre a importância dos cuidados com o corpo antes, durante e após a folia.
De acordo com o professor de Educação Física do RespirAR, Gabriel Chagas, a preparação física é fundamental para aproveitar o Carnaval com mais disposição e menos riscos de lesão.
“Quem está minimamente condicionado consegue aproveitar melhor a folia. Exercícios simples, que combinam movimentos de corrida estacionária, agachamentos, recuos alternados e alongamentos, ajudam a melhorar o desempenho e podem ser feitos regularmente antes do Carnaval”, explicou o profissional.

Leia mais
Carnaval 2026: Pais podem responder por negligência ou abandono em Manaus; entenda
Buscas por ‘feriado de Carnaval’ disparam à medida que data se aproxima
Outro ponto destacado é a importância do alongamento antes de sair para os blocos ou eventos carnavalescos. Alongar panturrilhas, quadríceps, posteriores da coxa e membros superiores ajuda a preparar o corpo para os movimentos repetitivos comuns durante a festa, como caminhar, pular e dançar por longos períodos. A orientação é que os alongamentos sejam feitos de forma simples e respeitando os limites de cada pessoa.

No período pós-Carnaval, a principal orientação é retomar as atividades de forma gradual. Segundo o professor do RespirAR, a hidratação ganha ainda mais relevância. “Após dias de festa, muitas pessoas acabam desidratadas. Hidratar o corpo com bastante água e consumir frutas é essencial para proteger o músculo e evitar lesões. A retomada deve começar com caminhadas leves, evoluindo aos poucos para atividades de maior intensidade”, orientou Gabriel Chagas.