Estão abertas até o dia 23 de janeiro as inscrições para o projeto “Circo-Escrituras”, que promove uma imersão gratuita em produção, análise de processos e práticas de dramaturgia circense no Amazonas. A iniciativa marca o primeiro curso de formação no estado voltado especificamente para a cena circense, com duração de quatro semanas, reunindo encontros presenciais e mentorias online.
A formação é composta por três módulos: “Convergências Divergentes – Circo em Linhas Transversais”, “Dramaturgias em Cheque – Balançando as estruturas das Circo-Escrituras em Processo” e “Circotramas compondo um Texto – Proposta de Dramaturgia Circense em Processo”. O projeto é idealizado pelo Núcleo Amazônico de Pesquisa e Formação em Dramaturgias Circenses, formado pelos artistas-pesquisadores Lis Nobre, Yara Costa, Teffy Rojas e Jean Winder.
Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo dez destinadas a ações afirmativas para pessoas pretas, indígenas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. Caso não sejam preenchidas, as vagas serão direcionadas à ampla concorrência.
Leia mais:
Amazonas registra, em 2025, menor número de alertas de desmatamento em oito anos
VÍDEO: Contrabandista é preso com mais de mil peixes ornamentais em Tabatinga
Proponente e mentora responsável pela concepção do projeto, Lis Nobre destaca que o “Circo-Escrituras: Imersão introdutória em Produção, Análise de Processos e Práticas de Dramaturgia Circenses” foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Conselho Estadual de Cultura, além do Governo Federal, via Ministério da Cultura.

Segundo a artista amazonense, que possui formação em Dança, Circo e Teatro, a proposta surgiu da necessidade de ampliar reflexões sobre a linguagem circense. A ideia é compreender o circo como um campo aberto à experimentação estética e simbólica, estimulando novas leituras e deslocamentos de conceitos já consolidados, além de fortalecer o Amazonas como um polo de inovação artística e produção intelectual na área circense.
Serviço:
O quê: Circo-Escrituras: Imersão introdutória em Produção, Análise de Processos e Práticas de Dramaturgia Circense
Quando: Inscrições até dia 23 de janeiro/ Curso com encontros presenciais às segundas e terças úteis (de 02 de fevereiro a 03 de março)
Inscrições: por meio de formulário online (https://forms.gle/JGgrW2PpjuHMxCf79)
Mais informações: Instagram (@circo_escrituras_)