Um trabalhador teve a perna fraturada após o tombamento de um guindaste que montava a árvore de Natal no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus, na manhã deste domingo (23/11). Além dele, uma pessoa morreu após sofrer traumatismo craniano, e outra ficou ferida com escoriações. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital 28 de Agosto.
O delegado da Polícia Civil, Fábio Silva, informou que equipes da perícia e do Corpo de Bombeiros realizam os primeiros levantamentos para identificar as causas do acidente.
“Foi um acidente mesmo. Todas as medidas de segurança foram tomadas. Agora a perícia vai fazer todo um trabalho para saber realmente o que aconteceu,” disse o delegado.
Silva explicou que o operador do guindaste, profissional com mais de 20 anos de experiência, relatou ter ouvido um estalo no momento em que a árvore estava sendo içada.“A árvore foi tombando devagar, não foi aquele tombamento rápido. Pelos vídeos, dá pra ver isso,” afirmou.
Segundo o delegado, o operador, que estava vestido de Papai Noel, contou que optou pela fantasia porque visitantes costumam registrar a montagem da árvore no Largo. Ainda de acordo com o delegado, existe a uma possibilidade de que a vítima fatal do acidente fosse a pessoa responsável por soltar o cabo da estrutura durante o içamento.
“É padrão ter alguém ali, porque é ele que solta o cabo. Mas preciso confirmar no hospital quem era realmente ele,” disse.
Vários vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento do acidente
Leia mais:
Trabalhador morre após ser atingido por guindaste durante montagem de árvore de Natal em Manaus
VÍDEO: Veja novas imagens da queda da árvore de Natal no Largo São Sebastião; uma pessoa morreu
Falha vai ser investigada
A empresa responsável pela estrutura é a mesma que montou a árvore de Natal do Largo no ano passado, segundo o delegado. Ele afirmou que, de acordo com a perícia preliminar, havia equipamentos de segurança no local.
“Essas empresas passam por muita fiscalização. Só o laudo da perícia vai dizer se houve falha do equipamento, humana ou algo relacionado ao contrapeso,” declarou.
Uma segunda máquina já foi acionada para retirar o guindaste tombado. Sobre a continuidade da montagem da árvore, o delegado informou que a decisão cabe à gestão estadual. O caso é investigado como homicídio culposo até a conclusão do laudo pericial.
“O secretário pediu para limpar logo a área, porque aqui tem muito movimento de famílias e crianças. Não cabe à polícia decidir sobre a retomada da montagem,” afirmou.
Assista à coletiva: