
Garantindo o atendimento à população no feriado de Ano Novo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá manter o funcionamento de serviços essenciais de saúde no sábado, 31, e no domingo, 1º de janeiro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e a Maternidade Doutor Moura Tapajóz irão operar normalmente, no regime de plantão de 24 horas. Já o Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo), que também funciona nos fins de semana e feriados, atende das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437.
Leia mais:
Réveillon em Manaus terá show de fogos sem efeito sonoro
UBS
Embora no município o horário de expediente nesta sexta-feira, 30, se encerre ao meio-dia, todas as unidades básicas de saúde permanecerão abertas até as 17h. As de horário ampliado também funcionam até este horário e não funcionarão no sábado, 31. A rede retoma o atendimento normal na próxima segunda-feira, 2/1.
A exceção é a clínica da família Carmem Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte, que vai funcionar no sábado, 30, e no domingo, 31, das 8h às 18h. No local, o público pode realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inserir ou consultar procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), vacinação do calendário básico, entre outros.
A lista de unidades básicas, com endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).
Unidades de saúde do Estado
As 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado de Ano Novo. O período compreende os dias de feriados de 31 de dezembro e 1º de janeiro. Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado, o expediente das repartições públicas será reduzido no dia 30 de dezembro (sexta-feira), dessa forma, as unidades com atendimento ambulatorial funcionarão até as 12h.
Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova -, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.
No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente, em regime de plantão 24 horas.
Atendimento ambulatorial
As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades no dia 2 de janeiro. As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.
Hospitais das fundações de saúde
Durante o ponto facultativo e feriado, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas, com retorno dos atendimentos ambulatoriais e laboratoriais no dia 2 de janeiro.
Hemocentro
No sábado (31/12) e domingo (1º/01) não haverá atendimento ambulatorial e laboratorial. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente. No sábado (31/12), a coleta de sangue funcionará das 7h às 12h e domingo (1º/01) o setor da doação estará fechado.