
O rio Amazonas, maior bacia hidrográfica do mundo com mais de 6 milhões de km², ao contrário do que muitos pensam, não nasce no Brasil. O sistema hidrográfico amazônico é um dos quatro principais da América Latina e, na verdade, tem início nas Cordilheiras dos Andes, na região do Mismi, uma montanha coberta de neve que fica a mais de 5 mil metros acima do nível do mar, próximo à cidade de Arequipa, no Peru.
Em seu percurso, recebe diversos nomes, como Apurímac, Ucayali e Solimões, até o encontro com o rio Negro perto de Manaus, quando passa a ser chamado de Amazonas. O trajeto desse rio alcança quase 7 mil quilômetros até o Oceano Atlântico, na foz da Ilha do Marajó, no Pará, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Pela enorme extensão, a bacia amazônica é composta por oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Leia também:
Conheça hotel na Amazônia que criou ‘guindaste’ para observação da floresta
Fonte Boa derrota Anori nos pênaltis e vai à final da Copa da Floresta
Turismo
O portal oficial de turismo do Peru disse que esse rio se tornou uma atração turística reconhecida como uma das maiores belezas naturais do mundo.
*com informações do National Geographic Brasil