Home Brasil Anvisa proíbe comércio de suplementos e energéticos com ozônio na fórmula

Anvisa proíbe comércio de suplementos e energéticos com ozônio na fórmula

0
Anvisa proíbe comércio de suplementos e energéticos com ozônio na fórmula
(Foto: Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados. A agência também determinou que os produtos sejam recolhidos imediatamente.

Os itens usam ozônio na composição, gás que não tem liberação para uso em suplementos ou bebidas prontas, como energéticos. Hoje, ele só pode ser usado como desinfetante no tratamento de água.

Segundo a Anvisa, a empresa fazia propaganda dos produtos com promessas terapêuticas e benefícios à saúde sem comprovação, como alegar que ajudariam o sistema digestivo, fígado, visão e coração.


Leia mais

Falso glitter comestível: Anvisa alerta para risco de produtos de plástico em alimentos

Mounjaro falsificado: Como identificar, e quais os riscos à saúde que produto pode causar


A agência lembra que suplementos têm autorização apenas para funções ligadas ao metabolismo e não podem fazer promessas típicas de medicamentos, que exigem comprovação científica.

No mês passado, a Anvisa já havia proibido a venda de 69 cosméticos capilares com ozônio da marca Ozonteck. Apesar do registro como cosméticos, o fabricante dizia que eles tinham efeitos farmacológicos, o que não é permitido.

*Com informações da Agência Brasil.