Home Brasil População brasileira acredita mais na igreja do que nas instituições políticas, diz pesquisa

População brasileira acredita mais na igreja do que nas instituições políticas, diz pesquisa

0
População brasileira acredita mais na igreja do que nas instituições políticas, diz pesquisa
(Foto: reprodução)

Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda-feira (8/9), revelou como os brasileiros enxergam as principais instituições do país. O levantamento ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Segundo os dados, a Igreja Católica aparece no topo da confiança popular, com 73% de aprovação contra 25% de desconfiança. As igrejas evangélicas vêm em seguida, registrando 65% de confiança e 32% de descrédito.

Entre as forças de segurança, a Polícia Militar alcança 71% de aprovação e as Forças Armadas, 70%. Já o Supremo Tribunal Federal (STF) divide opiniões: 50% confiam na Corte, enquanto 47% dizem não confiar. A Presidência da República aparece com 54% de confiança e 44% de desconfiança.


Leia mais

Combate ao desmatamento: Ipaam aplica mais de R$ 30 milhões em multas em três municípios do AM

Região Metropolitana de Manaus será fiscalizada para combate de queimadas e desmatamento pelo Ipaam


O Parlamento, por sua vez, segue com baixa credibilidade: 52% não confiam no Congresso, contra 45% que afirmam confiar. Os partidos políticos lideram o ranking da desconfiança, rejeitados por 63% da população. Até mesmo os juízes de futebol aparecem melhor avaliados, com 43% de confiança.

O cenário dialoga com os números do Datafolha, divulgado em 5 de agosto, que mostrou avaliação negativa da atuação do Congresso: 35% classificaram o trabalho como ruim ou péssimo, 41% como regular e apenas 18% como ótimo ou bom.

A percepção crítica também se reflete na visão sobre as prioridades do Legislativo: para 78% dos entrevistados, os parlamentares trabalham em benefício próprio, enquanto apenas 18% acreditam que atuam em favor do povo.

*Com informações do Portal Terra e Veja.