Brasileiros reagiram às declarações do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, sobre Belém, nos comentários do perfil oficial do político no Instagram. O movimento começou após Merz criticar a cidade em discurso no Congresso Alemão do Comércio, realizado em 13 de junho. Segundo o primeiro-ministro, sua comitiva ficou “aliviada” por retornar à Alemanha após a visita ao Pará, ocorrida durante a COP30.
“Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, afirmou Merz durante o evento.
Nos dias seguintes ao discurso, usuários brasileiros passaram a comentar em suas redes sociais em defesa do Brasil. Entre as mensagens, estão críticas às declarações do líder alemão e recados rejeitando sua postura.
“E quando você menos esperar, vamos estar em qualquer post, aqui é Brasil, não volte nunca mais!”, escreveu uma internauta. Outro comentário destacou: “Obrigado por irem embora! Agradecemos a estadia curta, nunca mais voltem!”. As mensagens foram postadas em português, inglês e alemão.
Leia mais:
Lula rebate chanceler da Alemanha e diz que Berlim não oferece 10% do Pará
Papa Leão XIV cobra ação climática e critica falta de vontade política na COP30
Uma brasileira chegou a responder em alemão, afirmando que as declarações do chanceler “dizem mais sobre sua visão limitada do que sobre o Brasil”.
Em outra mensagem, ela reforçou: “Nosso país não precisa do reconhecimento de alguém que passa apenas alguns dias aqui e depois tira conclusões superficiais. O Brasil é um país de riqueza única, pessoas resilientes e a maior biodiversidade do mundo, exatamente o que o resto do mundo tenta proteger”.


Presidente Lula também reagiu aos comentários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou publicamente as críticas feitas por Friedrich Merz, líder da oposição alemã, ao Estado do Pará. Nesta terça-feira (18/11), durante entrega de obras no Tocantins, Lula afirmou que Merz “deveria ter ido a um boteco no Pará”, conhecido a cultura local e experimentado a culinária regional.
“O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘Fui no Pará e voltei logo porque gosto mesmo é de Berlim’. Ele, na verdade, deveria ter ido a um boteco no Pará. Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará. Ele ia perceber que Berlim não oferece a ele 10% da qualidade que oferece o Estado do Pará e a cidade de Belém. Eu falava toda hora: ‘Come a maniçoba, pô’”, declarou Lula durante evento.