A um dia do início da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que começa, nesta segunda-feira (10/11), em Belém, Pará, os preços médios de hospedagem na capital paraense registraram queda de 47%, segundo os dados mais recentes da plataforma Airbnb.
A redução ocorre próximo do evento internacional, que deve reunir 55 mil pessoas, entres chefes de Estado, cientistas, ativistas, empresários e representantes da sociedade civil.
De acordo com a Airbnb, Belém registrou aumento de 54% no número de anúncios ativos desde o início de 2024, em movimento associado à preparação para a COP30. A expansão da oferta coincide com a queda no preço médio das diárias.
Saiba mais:
Azeite ganha sabores e novos aromas nas mãos de empreendedores do Amazonas
Veja quem são os líderes mundiais que vão participar da Cúpula do Clima em Belém
Setor hoteleiro remodelado para COP
Com mais opções disponíveis e novos anfitriões cadastrados, o mercado local mostra um ajuste de valores, sem repetir os valores elevados do início do ano. Agora, com o início da COP, ainda há vagas no setor hoteleiro, nas escolas transformadas em hostels e até nos navios cruzeiros contratados para servir de hospedagens.
A retração marca uma virada de cenário após meses de críticas e polêmicas sobre valores considerados abusivos, que chegaram a colocar em dúvida a realização do evento na capital paraense. Em julho, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou que países, especialmente aqueles em desenvolvimento, pediram a mudança da sede da conferência por causa dos preços “extorsivos” de hotéis e imóveis de temporada.
Em setembro, a Justiça do Pará acatou uma Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado, em parceria com a OAB-PA e o governo estadual, determinando maior transparência e controle sobre os valores exibidos por plataformas de reserva. A decisão reconheceu que as empresas têm responsabilidade sobre os anúncios e devem coibir práticas abusivas.
*Com informações do g1