O Ministério da Agricultura e Pecuária instituiu oficialmente o Centro de Operações de Emergência Agropecuária para enfrentamento da mosca-da-carambola, praga que motivou a decretação de estado de emergência fitossanitária no país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19/1).

De acordo com a Portaria SDA/MAPA nº 1.514/2026, o novo centro, chamado COE-MAPA Mosca-da-Carambola, terá a função de articular ações entre órgãos públicos e entidades privadas para responder à emergência declarada em janeiro de 2025.
A gestão do centro ficará sob responsabilidade do Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária. Entre as atribuições estão a coordenação institucional das ações de resposta, a atualização periódica do secretário de Defesa Agropecuária sobre o avanço das medidas e a elaboração de informações técnicas voltadas à comunicação de risco para a população.
Saiba mais:
CFMV simplifica regras para emissão e renovação da carteira profissional de veterinários
Discursos no Senado ficam mais curtos e viram “monólogos” voltados às redes sociais, aponta estudo
O COE-MAPA também deverá identificar e propor mecanismos de apoio às áreas técnicas do ministério, às Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária e a outros órgãos envolvidos no combate à praga, além de sugerir estratégias para tornar a resposta mais eficiente.
Participam da estrutura o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, o Departamento de Planejamento e Estratégia do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e o Departamento de Serviços Técnicos. A portaria prevê ainda a possibilidade de convite a representantes de outras instituições públicas e privadas para integrar as discussões.
A portaria entrou em vigor na data de sua publicação.