Médico-veterinário do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa (PB), Thiago Nery afirmou que a leoa que atacou um visitante neste domingo (30/11) está sendo acompanhada pela equipe técnica do zoológico, após ficar “extremamente estressada” com o ocorrido. A vítima, um jovem de 19 anos identificado como “vaqueirinho”, morreu após escalar uma parede de mais de seis metros e invadir o recinto do animal.
Vídeos registrados por visitantes mostram o momento em que ele entra na jaula, desce por uma árvore e, em seguida, é atacado pela leoa. Segundo a perícia da Polícia Civil, o jovem teria agido em um possível ato de suicídio.
A leoa está bem e foi colocada de volta em seu recinto sem a necessidade de dardos tranquilizantes. O profissional do parque informou que o treinamento gradual e anual do felino garantiu que o animal obedecesse ao comando e retornasse à área de segurança.
O veterinário explicou que a leoa, chamada Leona, é treinada para ser contida sem o uso de armas de fogo. No entanto, a situação foi imprevisível e o choque causado pelo episódio acabou influenciando no tempo de resposta da equipe.
Thiago Nery também destacou que o recinto segue todas as normas de segurança exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ver essa foto no Instagram
Em nota, o parque informou que permanecerá fechado para visitação até a conclusão das investigações e manifestou solidariedade à família da vítima.

Em nota, a prefeitura afirmou que equipes de segurança tentaram impedir a ação, mas o homem agiu de forma rápida no acesso à área proibida. Em decorrência do fato, o parque foi imediatamente fechado para que fossem realizados os procedimentos de segurança e a remoção do corpo.
Leia mais:
Novo ataque de piranhas deixa seis feridos em balneário de Manacapuru
Onça é flagrada devorando uma sucuri no Pantanal
Circula pelas redes sociais o vídeo que mostra o momento em que um homem invadiu a jaula da leoa. O homem foi morto pelo animal e o zoológico estava aberto a visitação.
Nas imagens, se vê que a leoa estava deitada próxima ao vidro que protege o público do parque. Ao ver que o homem havia entrado na jaula, ela corre e se aproxima da árvore em que ele estava pendurado. Em dado momento ele escorrega, e não aparece mais.
Veja abaixo:
*Com informações de CNN Brasil