O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na noite de sexta-feira (7/11), deixou um rastro de destruição e mais de 1.000 pessoas desalojadas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Outras 28 pessoas estão desabrigadas e dependem de abrigos públicos para permanecer em segurança.
De acordo com o governo estadual, abrigos emergenciais estão sendo montados em parceria com municípios vizinhos para receber as famílias que perderam suas casas. O primeiro espaço provisório foi instalado na Casa de Líderes Laranjeiras do Sul, que já acolhe parte das vítimas e ainda possui cerca de 80 vagas disponíveis.
Leia mais:
VÍDEO: Casa pega fogo e bebê de 2 anos morre carbonizado no Amazonas
Hospitais do Paraná já atenderam mais de 750 feridos vítimas do tornado que teve ventos de 250km/h
DESASTRE! Tornado causa destruição, deixa 5 mortos e mais de 130 feridos no Paraná
Além disso, Rio Bonito do Iguaçu montou estruturas emergenciais, como um Centro de Acolhimento, Triagem e Cadastro, um Centro de Alimentação e um Posto de Comando para coordenar as ações de assistência.
A passagem do tornado, classificado como de categoria F3, numa escala que vai até F5, provocou a morte de seis pessoas e deixou cerca de 750 feridos em toda a região. O governador Ratinho Júnior decretou estado de calamidade pública e classificou o desastre como “sem precedentes” na história do Paraná.