Home Brasil Caso Banco Master: PF aponta menções a Toffoli em celular apreendido de Vorcaro

Caso Banco Master: PF aponta menções a Toffoli em celular apreendido de Vorcaro

0
Caso Banco Master: PF aponta menções a Toffoli em celular apreendido de Vorcaro
(Foto: reprodução)

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, entregou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), um relatório com dados extraídos do celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. No aparelho, apreendido pela PF, há menções ao ministro Dias Toffoli, relator das investigações sobre o banco na Corte.

O celular foi recolhido na Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de fraudes financeiras no Banco Master, instituição que entrou em liquidação pelo Banco Central em novembro. As referências a Toffoli aparecem em conversas registradas no dispositivo.

Em nota, o gabinete de Toffoli afirmou que as citações ao nome do ministro são “ilações” e rejeitou qualquer fundamento para alegação de suspeitas. Segundo a manifestação, a Polícia Federal não teria legitimidade para pedir o afastamento do relator, por não ser parte no processo. A defesa do ministro deverá ser apresentada ao presidente do STF.


Leia mais

TCU restringe acesso do BC ao processo do Banco Master

PF abre inquérito para investigar a Fictor, grupo envolvido na tentativa de compra do Banco Master


Durante o andamento do caso, a PF já havia questionado decisões de Toffoli, como a determinação inicial para que bens apreendidos fossem lacrados e mantidos sob guarda do próprio Supremo, medida considerada incomum.

A investigação começou na primeira instância da Justiça, mas em dezembro Toffoli determinou que o processo fosse centralizado no STF, passando a conduzir depoimentos e diligências.

As controvérsias envolvendo a atuação do ministro no caso, somadas a críticas recentes ao Judiciário, levaram Edson Fachin a propor a criação de um Código de Ética para os ministros da Corte.

*Com informações do G1