
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos suplementos alimentares fabricados de forma clandestina. A decisão foi tomada após uma ação de fiscalização realizada na última sexta-feira (19/9).
Entre os produtos interditados estão Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática, todos da empresa Verde Flora Produtos Naturais Ltda. De acordo com a Anvisa, esses suplementos eram vendidos sem registro, notificação ou cadastro legal. Em agosto, a empresa já havia sido alvo de outra operação que interditou um galpão de produção irregular.
Também foram suspensos os lotes de Creatine Powder 100% Pure, Muscle Supp Suplementos, Whey Gourmet e Nitro Way 3W, após investigação da Vigilância em Saúde de Americana (SP) e da Polícia Civil. Segundo a agência, os rótulos traziam dados de empresas que não tinham relação com a fabricação, caracterizando falsificação.
Leia mais:
Infarto, AVC e dependência: Anvisa emite alerta sobre uso indiscriminado da tadalafila
Obesidade: Veja quais são as canetas aprovadas pela Anvisa para emagrecimento
Outros dois produtos também foram atingidos pela medida: o Feno Grego Prevent, da Suplemais Indústria de Suplementos Nutricionais Ltda., e o DHT Blocker Fotisolution 5X, da Capsul Brasil Indústria e Comércio Ltda. O primeiro não atende às exigências de identidade, pureza e composição. Já o segundo é produzido e comercializado com ingredientes não avaliados, sem comprovação de segurança.
Todos os suplementos devem ser recolhidos imediatamente do mercado por determinação da Anvisa.
*Com informações da CNN