O Ministério da Saúde iniciou neste mês a oferta, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do nirsevimabe, imunizante indicado para a prevenção da bronquiolite em bebês e crianças com comorbidades. O medicamento protege contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e responsável por cerca de 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
Ao todo, cerca de 300 mil doses foram distribuídas a todos os estados e já estão disponíveis para aplicação. Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará começaram a imunização nesta segunda-feira (9).
A estratégia é direcionada a recém-nascidos prematuros, com idade gestacional de até 36 semanas e 6 dias, e a crianças de até 23 meses que apresentem comorbidades específicas, como cardiopatia congênita, síndrome de Down, broncodisplasia pulmonar, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas, entre outras.
Leia mais
Vacina contra vírus da bronquiolite chega ao SUS para bebês prematuros
Com vacinação em queda, covid-19 provoca mortes e expõe risco de novas ondas no Brasil
Diferentemente das vacinas tradicionais, o nirsevimabe é um anticorpo monoclonal pronto, que oferece proteção imediata, sem a necessidade de o organismo desenvolver resposta imunológica ao longo do tempo.
Além disso, desde dezembro, o SUS também disponibiliza a vacina contra o vírus sincicial respiratório para gestantes, aplicada a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de proteger o bebê ainda durante a gravidez. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 1 milhão de doses foram ofertadas, e quase metade já foi aplicada em todo o país.
Com informações da Agência Brasil.