Home Brasil Tempestade e granizo do tamanho de ovos provocam destruição no Sul e Sudeste

Tempestade e granizo do tamanho de ovos provocam destruição no Sul e Sudeste

0
Tempestade e granizo do tamanho de ovos provocam destruição no Sul e Sudeste
(Foto: Reprodução)

As regiões Sudeste e Sul do país seguem sob alerta máximo nesta terça-feira (25/11) devido à previsão de tempestades severas, com risco de chuva intensa, ventos e queda de granizo. Desde o fim de semana, a combinação de condições extremas tem provocado estragos, deixando feridos, desabrigados e ao menos uma vítima fatal.

Em Hortolândia, no interior de São Paulo, uma jovem de 26 anos perdeu a vida após ter o carro arrastado por uma enxurrada no domingo. Identificada como Joicilene de Oliveira, ela foi levada pela força da água durante o temporal.

Enquanto isso, em Erechim, no Rio Grande do Sul, uma chuva de granizo atingiu 20 bairros e deixou 110 pessoas feridas. A prefeitura decretou situação de emergência. A Defesa Civil contabilizou 73 atendimentos no Hospital Santa Terezinha, 15 no Hospital de Caridade e outros 25 na UPA.

Veja vídeo:


Leia mais:

Mulher morre após ter carro arrastado por enxurrada em SP; veja vídeo

VÍDEO: Avião da Latam colide com granizo e tem forte turbulência a caminho de SP


Entre os locais prejudicados, estão 15 escolas municipais, 20 estaduais, 12 unidades básicas de saúde, três Centros de Atenção Psicossocial e três Centros de Referência da Assistência Social. As aulas foram suspensas na segunda-feira, e o prefeito Paulo Polis anunciou a distribuição de lonas para famílias atingidas.

Em Santa Catarina, os temporais também causaram estragos. Mais de 360 residências tiveram algum tipo de dano e 148 moradores precisaram deixar suas casas até a noite de segunda-feira. A Marinha chegou a bloquear o acesso ao Porto de Itajaí por cerca de oito horas devido aos ventos fortes. Municípios como Luiz Alves e Joinville foram seriamente atingidos.

A situação também foi grave em Goiás, especialmente em Rio Verde, onde rajadas chegaram a 91,8 km/h. Em diversos pontos da cidade, estruturas ruíram, vias ficaram alagadas e serviços tiveram de ser suspensos temporariamente.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta vermelho para grande perigo em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. A previsão indica acumulados de até 100 milímetros nas regiões litorâneas, com rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h.

*Com informações do G1 e Exame