A organização da COP30 informou que a Zona Azul (Blue Zone), área destinada a central das negociações da conferência em Belém (PA), teve seu acesso liberado as 20h desta quinta-feira (20/11). A reabertura ocorreu depois que o Corpo de Bombeiros fez uma inspeção e liberou o espaço após um incêndio que atingiu o Pavilhão dos Países nesta tarde.
A área ficou fechada por cerca de seis horas. De acordo com nota oficial, os bombeiros avaliaram a estrutura e consideraram o local seguro para retomar as atividades. O governo brasileiro renovou o alvará de operação e devolveu a área à Convenção do Clima da ONU (UNFCCC). A parte que pegou fogo continuará isolada até o fim do evento.
A organização disse ainda que segue acompanhando o estado de saúde das pessoas atendidas após o incidente e segue em contato com os serviços médicos da cidade. Mesmo com a reabertura, não haverá plenárias nesta quinta. As sessões oficiais voltam na manhã de sexta (21/11), com participação das delegações e transmissão online.
Leia mais
VÍDEO: “Fogo iniciou no stand da África do Sul”, diz testemunha de incêndio em pavilhão da COP30
VÍDEOS: Incêndio atinge pavilhão da COP30 e causa correria e pânico
O incêndio começou pouco depois das 14h. Segundo a organização, o fogo foi controlado em cerca de seis minutos. Ao todo, 21 pessoas receberam atendimento médico: 19 por inalação de fumaça e duas por crise de ansiedade. Doze delas já tinham sido liberadas no início da noite.
Todos que estavam na Zona Azul tiveram que deixar o espaço por ordem de segurança.
A Zona Azul, ou Blue Zone, é o principal ponto da conferência, onde ocorrem as reuniões entre negociadores e ministros e onde os países montam seus estandes. Foi nessa área que o incêndio começou.
O governador do Pará, Helder Barbalho, disse que duas hipóteses estão sendo investigadas: falha em um gerador ou curto-circuito em um estande.
*Com informações do G1.