
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu, nesta quinta-feira (5/6), uma Sessão Especial em homenagem ao Festival Folclórico de Parintins. A iniciativa foi proposta pela deputada Mayra Dias (Avante). Representantes dos bois Caprichoso e Garantido, além de artistas, parlamentares e autoridades estaduais, participaram do evento no plenário Ruy Araújo.
Durante o encontro, a deputada Mayra destacou o impacto não só cultural, mas também econômico do festival, que em 2024 movimentou mais de R$ 160 milhões e atraiu cerca de 120 mil turistas, gerando milhares de empregos e fortalecendo a cadeia produtiva local. A parlamentar ressaltou ainda a necessidade de ampliar o apoio ao município de Parintins em diversas áreas.
Presidentes recebem placas em homenagem
Durante a Sessão Especial, os presidentes Fred Góes e Rossi Amoedo, de Garantido e Caprichoso, respectivamente, receberam placas em homenagem ao trabalho cultural desenvolvido pelos bois-bumbás, assim como Isabelle Nogueira que atuou como defensora e disseminadora do festival durante sua participação em um reality-show nacional. Ambos reforçaram o papel social e identitário da festa, pedindo que a rivalidade se mantenha apenas na arena e que o respeito entre os torcedores prevaleça.
Os dois presidentes agradeceram a homenagem, ressaltando ser essa uma oportunidade não apenas de reconhecimento a todos os artistas e à população parintinense que fazem esta festa, mas também uma maneira de divulgar, fortalecer e expandir o alcance do Festival de Parintins e da cultura amazônica.
Leia mais:
Festival de Parintins: TJAM estabelece limite de idade para acesso às arquibancadas
Procon-AM orienta consumidores sobre direitos nas passagens para o Festival de Parintins
Fred Góes afirmou que todas as homenagens são voltadas para os artistas parintinenses, que, com muito trabalho, fortalecem a identidade cultural do Amazonas. “Fomos nós, o povo de Parintins, que saímos de um chão de terra batida de um município do interior amazonense para o mundo, levando a cultura do nosso povo”, declarou o presidente do boi Garantido.
O presidente Rossi Amoedo, do boi Caprichoso, destacou que, socialmente, o festival desempenha um papel crucial no fortalecimento do senso de comunidade, envolvendo diretamente milhares de pessoas e gerando oportunidades de desenvolvimento social, especialmente para as populações locais. Por isso, Rossi lembrou que a disputa deve se concentrar na arena do Bumbódromo, nos dias 27, 28 e 29 de junho. “Não percamos o respeito, não vamos deixar que o respeito e a brincadeira de boi se percam. Nosso povo é o povo festeiro da ilha, e sabe fazer uma linda festa, sem brigas ou ódio”, disse Amoedo.
Certificados de reconhecimento
Também foram entregues 20 certificados de reconhecimento a trabalhadores ou apoiadores do festival. O compositor Paulinho Du Sagrado, a cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, o deputado federal Saullo Vianna (UB), o prefeito de Parintins, Matheus Assayag (PSD), o deputado da 18ª Legislatura, Bi Garcia, e o secretário de Cultura, Caio André, também se pronunciaram durante a Sessão Especial.
Fortalecimento da cultura regional
As autoridades reiteraram o compromisso com o fortalecimento da cultura regional e prometeram apoio para mais uma edição grandiosa do festival, marcada para os dias 27, 28 e 29 de junho.
“O Festival de Parintins é um dos principais expoentes da cultura do Amazonas e, por isso, em nome do governador Wilson Lima (UB), posso assegurar que teremos, mais uma vez, um grandioso festival”, disse o secretário de Cultura.
Veja as fotos:


