Home Colunistas Ano termina com boas notícias para Omar e Maria do Carmo nas pesquisas, mas indefinição marca disputa pelo governo do AM

Ano termina com boas notícias para Omar e Maria do Carmo nas pesquisas, mas indefinição marca disputa pelo governo do AM

0
Ano termina com boas notícias para Omar e Maria do Carmo nas pesquisas, mas indefinição marca disputa pelo governo do AM
(Arte: Rede Onda Digital)

Uma análise das 11 principais pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado em 2026 e divulgadas até o fim deste ano de 2025, mostram um cenário amplamente favorável ao senador Omar Aziz (PSD), se a eleição fosse hoje (30/12). Os principais adversários dele, contudo, não estão apáticos e podem reverter o quadro ao longo do ano eleitoral, principalmente a empresária Maria do Carmo Seffair (PL).

Da primeira pesquisa divulgada no ano, em março, até a última, no domingo (28), ambas do Instituto Perspectiva, o senador saltou de 28% das intenções de votos para 39% respectivamente. O instituto Ipen, na pesquisa de julho, captou o crescimento de 28% para um novo patamar de 36%, possivelmente um fruto do lançamento da pré-candidatura dele em abril, mas que seguiu repercutindo com entrevistas e podcast até o mês de junho, quando entrou o recesso parlamentar.

A análise a qual a Rede Onda Digital teve acesso também destaca que o pré-candidato fechou o ano com uma boa margem de liderança após a divulgação da pesquisa Census, no início de dezembro, e do instituto ComuniDados, do último dia 22.

Estratégias de Omar e quebra de aliança com David Almeida

Para analistas ouvidos pela Onda Digital, a situação de Omar Aziz é estável porque a estratégia de adiantar o debate eleitoral, lançando a candidatura ainda no primeiro semestre, diluiu as críticas e as rejeições ao nome dele. Se vai funcionar quando o jogo começar para valer, essa é a grande dúvida, pois tradicionalmente o eleitor amazonense só começa a prestar atenção na eleição quando ela já está chegando perto.

Tido como um aliado de Omar até dezembro, quando deu uma série de entrevistas insinuando que quebraria esta aliança e trabalharia por outro nome (o próprio ou o do vice-governador Tadeu de Souza), o prefeito David Almeida (Avante) veio despencando nas 11 pesquisas analisadas e divulgadas ao longo de 2025.

Preferência por David Almeida

Na primeira pesquisa em que o nome dele apareceu em um dos cenários, feita pelo RealTime Big Data, David Almeida estava em empate técnico com Omar Aziz, com ambos tendo 28% das intenções de votos. O ponto mais baixo da trajetória de intenções de votos no prefeito veio na última pesquisa do ano, a da Perspectiva, onde ele alcançou apenas 19% das intenções.

Embora tenha atravessado o primeiro semestre com uma boa estabilidade na casa dos 28-29%, David Almeida desidratou nove pontos porcentuais na média das 11 pesquisas no acumulado do ano e hoje está atrás de Maria do Carmo, mas em situação de empate técnico.

Para David Almeida, contudo, o item “intenção de votos nas pesquisas” é apenas um detalhe. Ele também aposta na força das máquinas, o que ficou claro quando, em uma das entrevistas concedidas para, praticamente, anunciar que abandonou Omar Aziz, disse que em abril de 2026 o partido dele, o Avante, terá o controle sobre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, apostando que Wilson Lima (UB) deixará o governo para disputar o Senado, e ele ou o vice-prefeito Renato Júnior estará no comando do Executivo municipal.


Leia mais:

“Eu tive que construir o meu caminho sozinho, sem a ajuda dele”, diz David Almeida ao relembrar relação com Omar Aziz

“O meu apoio, acredito que seja fundamental para a eleição de qualquer senador ou governador”, afirma David Almeida

Wilson Lima recomenda ‘sabedoria’ a Tadeu de Souza sobre candidatura


Maria do Carmo avança no bolsonarismo

A empresária Maria do Carmo Seffair (PL) é a candidata que mais ganhou no comparativo entre as 11 pesquisas de intenção de votos divulgadas ao longo deste ano. Com o apoio da família Bolsonaro, principalmente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com uma boa comunicação nas redes sociais e ataques tanto ao governador Wilson Lima quanto ao prefeito David Almeida, ela soube capitalizar a pré-candidatura ao Governo do Estado.

A empresária iniciou com apenas 16% em março e chegou a registrar 26% em dezembro (Census), superando David Almeida em diversos levantamentos finais. Sem oscilações bruscas nos índices de intenção de votos, o crescimento de Maria do Carmo foi linear, saindo de 10,6% (Iveritas – Abril) para uma média final de 22,5%.

Outros números das pesquisas que animaram o staff da campanha de Maria do Carmo é o de rejeição, que é uma das menores entre os pré-candidatos e o desconhecimento do eleitor sobre a candidatura dela. Estes dois pontos são importantes para medir o potencial que o candidato tem para crescer ao longo do processo eleitoral.

Tadeu, um vice à espera de uma renúncia

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) apareceu em alguns cenários aferidos pelas 11 pesquisas analisadas, mas sempre com índice baixos de intenção de votos. Não por acaso, ele cumpre agendas públicas quase todos os dias, sobretudo em municípios do interior do Estado, onde aproveita eventos de aliados, como o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), que usou emendas parlamentares para promover mutirões de cirurgias oftalmológicas em que aparece ao lado de Tadeu.

O vice-governador também frequentou as redes sociais para ganhar visibilidade, mas todo o esforço dele depende de uma decisão que o governador Wilson Lima vai tomar até 4 de abril do ano que vem. Até lá, como o próprio Wilson Lima disse semana passada, Tadeu terá de conviver com a angústia sobre ser ou não governador em 2026 e com o canto de Osanha de aproveitadores que surgem como conselheiros do vice.