Home Brasil Anvisa libera Mounjaro para apneia do sono e dentistas podem prescrever

Anvisa libera Mounjaro para apneia do sono e dentistas podem prescrever

0
Anvisa libera Mounjaro para apneia do sono e dentistas podem prescrever
(Foto: Shutterstock)

A Anvisa ampliou o uso do Mounjaro (tirzepatida) no Brasil, autorizando dentistas também a prescrevam o medicamento para pacientes obesos com apneia obstrutiva do sono (AOS). A decisão, publicada no Diário Oficial da União no último dia 20, transforma o fármaco conhecido como caneta emagrecedora no primeiro aprovado especificamente para o tratamento da apneia do sono no país dentro da odontologia do sono.

A AOS é caracterizada por interrupções repetidas da respiração durante o sono, causadas pelo bloqueio total ou parcial das vias aéreas superiores. Entre os principais sintomas estão ronco, despertares frequentes e sonolência excessiva ao longo do dia.

A liberação da agência reguladora se baseou em estudos que comprovaram a eficácia da tirzepatida no controle da doença. Mesmo assim, a prescrição feita por dentistas deve obedecer às normas éticas da profissão e permanecer restrita a casos de apneia do sono.


Leia mais:

Mounjaro: Médica alerta para riscos do uso de medicação emagrecedora sem acompanhamento

Passageiro oferece Mounjaro de graça após ter remédios retidos no aeroporto de Brasília


O Mounjaro já tem eficácia reconhecida no tratamento do diabetes tipo 2 e, mais recentemente, da AOS. No entanto, especialistas lembram que o uso do medicamento e de outras canetas emagrecedoras não é isento de riscos. Entre os efeitos colaterais relatados estão flacidez facial, queda de cabelo, problemas gastrointestinais, hemorroidas e dores nas articulações e na coluna.

Com a ampliação da prescrição, entidades médicas manifestam preocupação e defendem fiscalização mais rigorosa para evitar uso indiscriminado do medicamento.

*Com informações Correio Braziliense.