
Os usuários do Pix passam a contar com um botão para contestar transações suspeitas de fraude, golpe e coerção a partir desta quarta-feira (1º/10). O “botão de contestação” faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e poderá ser acionado diretamente pelo aplicativo do banco ou instituição financeira, informou o Banco Central nesta terça-feira (30/9).
A ferramenta permite que a contestação seja feita de forma totalmente digital, sem necessidade de contato com atendentes. Uma vez acionada, a notificação é enviada imediatamente ao banco que recebeu os valores, que deve bloquear os recursos disponíveis na conta suspeita. O bloqueio pode ser total ou parcial.
Leia mais
Banco Central anuncia novas medidas de segurança para o Pix
Funcionária é presa suspeita de desviar R$ 900 mil usando Pix de fornecedores
Segundo o BC, após o bloqueio, as instituições financeiras têm até sete dias para analisar o caso. Caso seja confirmada a fraude, a devolução ao cliente deve ocorrer em até 11 dias após a contestação.
Atualmente, o processo de ressarcimento depende apenas da conta usada inicialmente pelo fraudador, mas muitas vezes os valores são rapidamente transferidos para outras contas, o que dificulta a recuperação.
O Banco Central destacou que o novo botão não poderá ser usado em situações de erro do usuário, arrependimento ou disputas comerciais.
*Com informações da CNN Brasil.