Durante sua palestra “Marketing+IA = mais vendas”, no Amazon IA Summit 2025, nesta segunda-feira (1/12), o especialista Glauber Gomes defendeu que a inteligência artificial deixou de ser tendência e se tornou parte obrigatória da estratégia de crescimento das empresas.
Para ele, o maior desafio atual não é tecnológico, mas estratégico: saber exatamente onde aplicar IA dentro do negócio.
Glauber destacou que muitos empresários ainda têm resistência ou medo da tecnologia e até acham que a IA é “uma bolha” que vai passar. No entanto, reforçou que esse pensamento apenas atrasa resultados.
“A inteligência artificial vai ser para fazer você ganhar dinheiro, fazer o seu negócio viver mais, faturar mais”, afirmou.
Liderança e visão: o que o empresário precisa saber

Segundo o palestrante, o dono de um negócio não precisa ser programador ou dominar profundamente ferramentas de IA, mas deve ter clareza sobre três pilares essenciais:
- Finanças, entendidas como bússola do crescimento;
- Visão comercial, encarando vendas como processo contínuo;
- Formação de lideranças, para saber o que pedir e como pedir às pessoas e aos especialistas que vão implementar a IA.
“O empresário precisa saber o que é possível fazer. Ele não precisa ser especialista, mas precisa saber o que pedir”, ressaltou.
Para ele, a IA só gera resultado quando está conectada a decisões reais de gestão.
Saiba mais:
VÍDEO: Câmeras corporais flagram ações ilegais de PMs na megaoperação do RJ
VÍDEO: ‘Racha’ entre motos termina em pancadaria na estrada de Novo Airão
IA como aliada, e não ameaça!
Com bom humor, Glauber brincou que sempre cumprimenta os chats de IA “para ser o último a morrer caso aconteça a revolução das máquinas”. Mas reforçou que a tecnologia não deve ser encarada como inimiga e, sim, como uma ferramenta para ampliar vendas e competitividade.
Especialistas serão cada vez mais essenciais
O palestrante também alertou que ser “generalista” ficou pesado demais para os empresários. A tendência, segundo ele, é que consultores e profissionais capacitados em IA se tornem peças-chave na execução de projetos dentro das empresas.
“O dono do negócio precisa de pessoas que saibam fazer isso”, disse.
IA como motor de novos resultados
Ao final, Glauber reforçou que a implementação da IA não é opcional para quem deseja permanecer competitivo.
“Se você tem medo da IA, ela não é o espectador do futuro”, afirmou.
Glauber destacou que a adoção correta da tecnologia é o que realmente permite aumentar o faturamento e escalar negócios com eficiência.