Home AmazonIA Amazon IA Summit 2025: Suelen Scoop afirma que ‘sem mudança de comportamento, a IA não acontece’

Amazon IA Summit 2025: Suelen Scoop afirma que ‘sem mudança de comportamento, a IA não acontece’

0
Amazon IA Summit 2025: Suelen Scoop afirma que ‘sem mudança de comportamento, a IA não acontece’

A especialista em transformação digital Suelen Scop levou ao Amazon IA Summit 2025 uma reflexão direta aos líderes que buscam aplicar inteligência artificial de forma estratégica: a tecnologia não transforma empresas sozinha, quem transforma são as pessoas preparadas para usá-la.

Nesta segunda-feira (1⁠º/12), durante a palestra “Liderança que faz a IA acontecer: execução, governança e cultura”, Suelen comparou o atual momento da IA ao impacto histórico da internet, mas alertou que a verdadeira revolução só acontece quando encontra equipes capacitadas e lideranças engajadas.

“A gente precisa estar no comando dessa correnteza. Liderar com direção clara, equipe treinada e alinhada é o que faz a IA entregar resultado”, afirmou.

Ela reforçou que muitas empresas ainda acreditam que adotar ferramentas é suficiente, mas, sem treinamento e mudança de comportamento, a inovação se perde.

Se a ferramenta não gera mudança de hábito, ela vira algo que a gente escolhe, usa um pouco, deixa de lado e volta ao processo antigo”, alertou.

Suelen também destacou que a implementação da IA exige uma visão estratégica compartilhada por todas as lideranças.

“Só teremos uma noção robusta do impacto da tecnologia quando todas as lideranças estiverem à frente dessa pauta juntas”, disse.


Saiba mais:

Marketing+IA: Glauber Gomes mostra como IA já turbina vendas e redefine liderança empresarial

Amazon IA Summit 2025: Tornar IA seu melhor funcionário é a chave para os negócios do futuro, diz Nicolas Charão


Para ela, o maior desafio não está na tecnologia, mas na cultura. A especialista completa que é preciso letramento, capacitação e preparo emocional para que cada profissional enxergue oportunidades dentro de sua própria área.

“As dores internas só são percebidas por quem vive o processo. Por isso, o trabalho começa de dentro”, completou.

Scoop ainda chamou atenção para o papel do líder na transformação digital.

A mensagem foi clara: a IA não substitui pessoas, mas multiplica resultados quando encontra equipes preparadas para navegar essa nova era.