O financiamento de veículos na Região Norte registrou crescimento de 9,8% em 2025, desempenho acima da média nacional e um dos principais responsáveis pelo avanço do setor no país. No total, o Brasil encerrou o ano com 7,3 milhões de unidades financiadas, alta de 2%, segundo dados do Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3.
O levantamento mostra ainda que o resultado reforça a importância do Norte no movimento de retomada do mercado automotivo, que acumula três anos seguidos de crescimento e alcançou o melhor volume de financiamentos desde 2011.
Apesar de responder por 7,9% do total de operações no país, a Região Norte apresentou um dos ritmos mais acelerados de expansão, ficando atrás apenas do Nordeste, que cresceu 12,3% no período.
Leia mais
Casal fica ferido após colisão entre carro e moto na AM-010
Bandidos roubam carro da cantora Alcione no RJ
No cenário nacional, os financiamentos de veículos novos somaram 2,6 milhões de unidades em 2025, representando mais de metade das vendas registradas até novembro, quando o mercado atingiu 4,6 milhões de unidades, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Os usados concentraram 4,6 milhões de financiamentos ao longo do ano.
A maior parte das operações segue concentrada no Sudeste, com 41,9% do total. Em seguida aparecem o Sul (20,2%), o Nordeste (19,5%), o Centro-Oeste (10,6%) e, por fim, o Norte, com participação de 7,9% nos financiamentos realizados em 2025.