Home Eleições 2026 Mais de um terço dos prefeitos mudaram de partido em busca de reeleição, diz estudo da CNM

Mais de um terço dos prefeitos mudaram de partido em busca de reeleição, diz estudo da CNM

0
Mais de um terço dos prefeitos mudaram de partido em busca de reeleição, diz estudo da CNM
(Foto: Reprodução)

Mais de um terço dos prefeitos aptos à reeleição no Brasil trocaram de partido para disputar as eleições de 2024, de acordo com um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) na última semana. A pesquisa, que ouviu 80% dos gestores aptos à reeleição (2.753 dos 3.450), revelou que 34% desses prefeitos mudaram de legenda com o objetivo de fortalecer suas chances no próximo pleito.

O PSD foi o partido que mais atraiu prefeitos que buscam a reeleição, com 189 novos filiados e um saldo positivo de 126, após as saídas de 63 gestores. Em seguida, vêm o MDB (+53), Republicanos (+40), União Brasil (+30), PT (+19) e PL (+13).

Considerando as migrações partidárias, quatro legendas concentram 58,7% dos prefeitos que pretendem disputar a reeleição: PSD (20,4%), MDB (15,1%), PP (12,1%) e União Brasil (11,1%).

No Amazonas, dos 28 prefeitos que podem concorrer à reeleição, a CNM entrevistou 17, dos quais 16 confirmaram que disputarão um novo mandato. Destes, metade (8 prefeitos) informou ter trocado de partido para buscar a reeleição, enquanto quatro permaneceram em suas siglas originais, e dois não responderam à questão.


Saiba mais:


Estratégias de campanha 

A pesquisa também explorou o comportamento dos prefeitos durante a campanha eleitoral, identificando as estratégias que eles acreditam ser mais eficazes. Nacionalmente, 83% dos gestores destacaram a importância das ações em redes sociais, 74,3% mencionaram o apoio de autoridades estaduais e federais, e 71,8% valorizaram o contato direto com os eleitores.

Especificamente no Amazonas, o cenário apresenta algumas variações. No estado, 88% dos prefeitos entrevistados consideram o apoio político e a distribuição de material impresso e comícios como as estratégias mais eficazes. Já as redes sociais foram apontadas por 75% dos prefeitos como uma ferramenta essencial na campanha.

Intenções de reeleição

A pesquisa da CNM revelou ainda que 88,7% dos prefeitos entrevistados desejam concorrer à reeleição em 2024. Apenas 7,8% informaram que não pretendem participar das próximas eleições, enquanto 2,5% ainda estão indecisos e 1,0% não responderam à pesquisa.

Confira a pesquisa completa aqui