
Lançada em 31 de outubro de 1975, “Bohemian Rhapsody” completa 50 anos em 2025 como um dos maiores clássicos da história do rock. Mas, na época, poucos acreditavam que a ousada faixa do Queen teria futuro.
Com quase seis minutos de duração e uma estrutura nada convencional, a canção foi considerada “longa demais” até mesmo por Elton John. O relato é de John Reid, empresário do Queen na época e então namorado do cantor. “Ele disse: ‘Você está louco? Isso nunca vai ser um sucesso. É muito longo!’ Ele foi inflexível”, lembrou Reid em entrevista à Rolling Stone.
Leia mais:
Saiba os principais festivais de música que acontecem no Brasil em 2025
Brian May, 78, e Roger Taylor, 76, também recordaram a desconfiança em torno da faixa. “Parecia que não acabava nunca. Do jeito que fazíamos, nós três cantávamos cada parte, o que dava uma densidade real, um corpo”, contou Taylor. Ele disse ainda que até o baixista John Deacon, 74, chegou a sugerir a Freddie Mercury que estava indo longe demais.
Apesar das dúvidas, a música se transformou em um fenômeno. Misturando ópera, balada e rock, “Bohemian Rhapsody” conquistou as paradas, se tornou a marca registrada do Queen e atravessa gerações como um dos hinos mais reconhecidos da música mundial.