A recente crise entre Estados Unidos e Venezuela ainda deverá ter muitos desdobramentos para o continente americano: O ataque das forças americanas que capturou o líder venezuelano Nicolás Maduro reacendeu debates sobre soberania e disputas geopolíticas ao redor do mundo.
O cinema, como ferramenta cultural e artística, pode nos ajudar a compreender esse contexto. Afinal, não é de hoje que vemos os Estados Unidos interferirem em questões políticas na América do Sul, e vários filmes, séries e documentários já exploraram esses conflitos, muitas vezes como pano de fundo para tramas que, além de entreter, ainda conseguiam lançar luz sobre questões históricas e geopolíticas complexas, que muitas vezes não entendíamos na escola.
Sendo assim, aqui vai uma relação de obras que você pode assistir para entender melhor o momento atual, e a relação eternamente complicada entre a terra do tio Sam e seus vizinhos ao sul do Equador. Assista a…
Simón
Esta produção recente, lançada em 2023, conta a história de um jovem estudante que lidera protestos contra a repressão de Maduro na Venezuela e, após sofrer violência e prisão em Caracas, foge para os Estados Unidos. Lá, enquanto se adapta a uma nova realidade, ele tenta buscar asilo político e revive os traumas das manifestações. É um filme bastante crítico da política venezuelana e fez sucesso internacional.
“Simón” está disponível na Netflix. Veja o trailer abaixo:
Ao Sul da Fronteira
Este documentário de 2009 foi dirigido pelo cineasta americano vencedor do Oscar Oliver Stone, de “Platoon”. O filme traz entrevistas com líderes sul-americanos, incluindo o falecido Hugo Chávez, que comandou a Venezuela antes de Nicolás Maduro, explorando as relações dos seus países com os EUA. Boa parte do filme é dedicado à Venezuela, e o filme ajuda a elucidar todo o contexto histórico que nos levou ao momento atual.
“Ao Sul da Fronteira” está disponível para ser assistido no YouTube de maneira gratuita. Clique aqui.
Jack Ryan
A série de espionagem e ação “Jack Ryan” pode parecer, à primeira vista, só um entretenimento, mas insere as aventuras do seu protagonista, o analista e agente da CIA Jack Ryan, em conflitos que espelham o nosso mundo real. A segunda temporada da série, especificamente, envolve a Venezuela numa perigosa disputa que pode mudar as relações internacionais. Desde o ataque americano em Caracas e a prisão de Maduro, uma cena desta temporada da série viralizou na internet. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
A série “Jack Ryan” pode ser assistida no Prime Video. Veja o trailer da segunda temporada:
Leia mais:
Sucessos na Netflix: conheça filmes e séries brasileiras que entraram no Top 10 mundial
Feito na América
Esse filme com o astro Tom Cruise não fala da Venezuela em particular, mas mostra como os EUA sempre conduziram operações secretas no continente sul-americano. O filme é baseado na história real de um piloto que trabalhou para a CIA voando na América Central, ao mesmo tempo, em que traficava drogas para o cartel de Medellín. Em meio a muitas reviravoltas, o filme pinta um retrato das operações clandestinas da espionagem americana.
“Feito na América” está disponível no Prime Video e na Apple TV. Veja o trailer abaixo:
Narcos
A série de sucesso da Netflix também não trata especificamente da Venezuela, mas cria um painel amplo do narcotráfico na América do Sul, suas ligações com o poder, e também mostra a interferência americana no combate às drogas e na política da região. Além disso, a interpretação de Wagner Moura como Pablo Escobar também marcou época na televisão.
“Narcos” está disponível na Netflix. Veja o trailer abaixo: