Após a conquista histórica de Wagner Moura no Globo de Ouro neste domingo (11/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou em contato com o ator para parabenizá-lo pela vitória na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. O artista foi premiado por sua atuação em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
Durante a ligação, Lula exaltou o trabalho do ator e afirmou que ele representa um “orgulho” para o Brasil. Em resposta, Wagner Moura destacou a importância do apoio do governo federal ao cinema e à cultura nacional, demonstrando emoção ao falar com o presidente.
“Eu me lembro que você fazia umas sessões de cinema, mostrando que gosta de cultura, presidente. Isso é uma diferença muito grande para qualquer país que quer se desenvolver”, afirma o ator premiado.
Veja o vídeo:
Lula liga para Wagner Moura e celebra vitória do ator no Globo de Ouro
🎥 Reprodução/Rede Sociais pic.twitter.com/nFlfSzL67l
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 12, 2026
Leia mais:
Dobradinha: Wagner Moura e O Agente Secreto garantem Globo de Ouro histórico ao cinema brasileiro
Globo de Ouro 2026: Brasil disputa três categorias com “O Agente Secreto”
Ao ouvir o elogio, Lula defendeu a ampliação das políticas públicas voltadas ao setor cultural, mencionando a necessidade de núcleos de cultura em todos os municípios e de mecanismos que permitam à sociedade acompanhar a aplicação dos recursos destinados à área.
“A gente vai conseguir colocar a cultura como uma coisa perene neste país. Ela ensina as pessoas, torna as pessoas mais cultas, mais politizadas e gera milhões de empregos”, diz Lula.
Ainda durante a conversa, Wagner Moura afirmou acreditar no potencial do Brasil para crescer cada vez mais no campo cultural e voltou a se emocionar com a postura do presidente em relação ao tema.
O Globo de Ouro premia os destaques do cinema e da televisão do último ano. Em 2026, o Brasil alcançou um feito inédito: pela primeira vez, um filme nacional somou três indicações, com O Agente Secreto.
*Com informações do Metrópoles