Home Entretenimento Orquestra Sinfônica da Amazônia apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, no Teatro ICBEU

Orquestra Sinfônica da Amazônia apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, no Teatro ICBEU

0
Orquestra Sinfônica da Amazônia apresenta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, no Teatro ICBEU
Orquestra Sinfônica da Amazônia. (Foto: divulgação)

A Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) realiza nesta sexta-feira (28/11), às 20h, um concerto especial no Teatro ICBEU, em Manaus, apresentando um dos programas mais celebrados do repertório clássico: “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi. A apresentação contará com regência do maestro Rubens Claudio de Souza e solistas da própria orquestra.

As interpretações de “As Quatro Estações” ficam por conta dos quatro solistas: Javier Cantillo, Onel Rodriguez, Victor Amazonas e Alberto Denis. Antes da obra de Vivaldi, o público poderá apreciar “Battalia”, de Heinrich Biber, peça conhecida pela ousadia e pelas experimentações sonoras características do período Barroco.

Para o violinista Javier Cantillo, spalla da OSA, participar como solista vai além da performance técnica: é um momento de celebração artística.

“Para mim é um prazer tocar como solista no próximo concerto. A gente vai fazer um repertório muito legal. Nós vamos interpretar ‘As Quatro Estações’, uma das obras mais importantes do repertório violinístico e das mais tocadas”, afirma.

Ele explica que a série é formada por quatro concertos, cada um com três movimentos: rápido, lento, rápido, e que descrevem cenas específicas das estações do ano, sendo um marco da música programática.

Cantillo também celebrou a oportunidade de dividir o palco com outros violinistas da OSA.

“Eu vou ter o imenso prazer de compartilhar com excelentes violinistas, amigos e colegas da nossa orquestra, que tocarão como solistas também. Eu estou muito feliz de pertencer a essa maravilhosa Orquestra Sinfônica da Amazônia”.

Violinista Javier Cantillo, spalla da OSA. (Foto: divulgação)

O maestro Rubens Souza destaca o valor cultural do espetáculo e a relevância do Teatro ICBEU para a OSA. Segundo ele, a casa oferece acústica ideal e é fundamental na rotina de ensaios e apresentações.

“É uma das obras mais executadas no mundo. Não é apenas uma exibição de violinistas, é um convite a ouvir uma boa música”, afirma.

Rubens também reforça o brilho dos solistas e o caráter especial da apresentação.

“Nós teremos o Alberto Denis solando a Primavera; o Onel Rodriguez interpretando o Verão; Victor Amazonas tocando o Outono; e Javier, nosso spalla, fechando a série com o Inverno. São solistas experientes e estão entre os melhores violinistas da região”, conclui o maestro.

Maestro Rubens Souza. (Foto: divulgação)

Leia mais:

Ex-Calcinha Preta, Silvânia Aquino revela planos para carreira musical

Susana Vieira comenta redução de salário na TV Globo: “Quem é rainha nunca perde a majestade”


Orquestra Residente do ICBEU

Desde sua criação, a Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) tem o Teatro ICBEU-Manaus sua casa e principal parceira. A instituição, reconhecida por décadas, desempenha papel fundamental no fomento à cultura, à educação e às artes na capital amazonense.

Ao acolher e incentivar a OSA desde o primeiro dia, o Teatro ICBEU reafirma seu compromisso histórico com a produção cultural da cidade, fortalecendo a cena musical local e contribuindo para a difusão da arte como instrumento de desenvolvimento humano e coletivo.

O Instituto OSA e o Teatro ICBEU promovem mais um concerto gratuito, cujos ingressos, disponibilizados antecipadamente pela plataforma Sympla, se esgotaram uma semana antes da apresentação, evidenciando o interesse crescente do público.

O evento conta com apoio cultural da Bemol, Sistema Encontro das Águas, Caua, deputado estadual Dan Câmara, Museu da Amazônia (Musa) e Trevo Contabilidade.