
A Conmebol anunciou, nesta quinta-feira (11/09), a mudança do local da final da Copa Sul-Americana 2025. A princípio agendada para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a decisão foi remarcada para Assunção, no Paraguai, porém, permanece para o dia 22 de novembro. O local aonde a partida será realizada ainda será divulgado. O Atlético-MG e o Fluminense figuram entre os postulantes ao troféu.
De acordo com o comunicado, o estádio Ramón Tahuichi Aguilera não recebeu aprovação nas avaliações técnicas, que indicaram atrasos e impossibilidade de finalização das obras dentro do prazo. A entidade ressaltou que Assunção já tem experiência em finais únicas e uma infraestrutura apropriada.
A entidade informou que Bolívia poderá retomar a realização do evento em 2027. Esta será a terceira ocasião em que a capital do Paraguai sediará a decisão continental, seguindo os anos de 2019 e 2024.
Leia também:
Com Samuel Lino e nove mudanças, Carlo Ancelotti prepara Brasil contra Bolívia
Nacional-AM derrota o Amazonas e conquista o título do Amazonense Sub-20
Jogos das quartas de final da Sul-Americana 2025
Alianza Lima x Universidad de Chile
Lanús x Fluminense
Bolívar x Atlético-MG
Independiente del Valle x Once Caldas
Veja na íntegra a nota da Conmebol:
Diante desse cenário, a Conmebol decidiu transferir a sede da final para Assunção, no Paraguai, mantendo a data previamente estipulada. A nova escolha segue o protocolo estabelecido para finais únicas, que determina que, em caso de necessidade de mudança de local, a sede da edição anterior seja priorizada — por já contar com a infraestrutura e a experiência exigidas. Conversas já foram iniciadas com o Governo do Paraguai e com a Associação Paraguaia de Futebol (APF) para coordenar os preparativos do evento.
O relatório técnico é categórico ao apontar que não há mais tempo hábil para a conclusão das obras, tendo sido esgotados todos os prazos razoáveis. A mudança de sede tem como principal objetivo preservar o alto padrão de qualidade da final da CONMEBOL Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas.
É importante destacar que a Conmebol continuará investindo em melhorias no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, com vistas à realização de futuras competições. A Federação Boliviana de Futebol (FBF), inclusive, já manifestou interesse em sediar a final da Conmebol Sudamericana de 2027.