Home Esportes Júlio Casares sofre impeachment e é afastado da presidência do São Paulo

Júlio Casares sofre impeachment e é afastado da presidência do São Paulo

0
Júlio Casares sofre impeachment e é afastado da presidência do São Paulo
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Julio Casares foi afastado preventivamente da presidência do São Paulo após o Conselho Deliberativo aprovar, nesta sexta-feira (16/1), o prosseguimento do processo de impeachment em reunião híbrida realizada no Morumbis. Ao todo, 188 conselheiros votaram a favor do afastamento, em um universo de 223 participantes na votação secreta, número acima do mínimo necessário de 170 votos (dois terços dos 254 conselheiros).

Com a decisão, o vice-presidente Harry Massis Júnior, de 80 anos, assume imediatamente o comando do clube de forma interina. Empresário do ramo hoteleiro e com atuação no setor de estacionamentos na capital paulista, Massis permanece no cargo enquanto o caso segue para a próxima etapa prevista no estatuto.

Derrotado no Conselho, Casares fica fora da presidência até que o impeachment seja submetido à Assembleia Geral de sócios, que deverá ocorrer em no máximo 30 dias. É essa votação que define se a destituição será confirmada de forma definitiva.


Leia mais

São Paulo é derrotado pela LDU e se despede da Libertadores

São Paulo anuncia contratação definitiva de jogadores do River


A noite também foi marcada por protestos de torcedores do São Paulo nos arredores da sede social e do Morumbis. O ato, articulado por torcidas organizadas, teve como pauta principal o apoio ao impeachment e críticas à atual diretoria. Além de Casares, alvos de cobranças incluíram Mara Casares (ex-diretora e ex-esposa do dirigente) e Douglas Schwartzmann (ex-dirigente ligado às categorias de base).

O requerimento de impeachment foi protocolado por conselheiros e se baseou, principalmente, em denúncia sobre a exploração clandestina de um camarote no Morumbis, revelada em reportagem no fim do ano passado. O caso ganhou peso após a divulgação de um áudio no qual dirigentes citados no processo admitem participação no esquema e mencionam que houve ganho financeiro.

Paralelamente ao processo interno do clube, o Ministério Público conduz apurações relacionadas ao caso. Entre os pontos citados em reportagens recentes estão investigações sobre depósitos em dinheiro na conta de Casares (R$ 1,5 milhão) e sobre saques nas contas do clube entre 2021 e 2025, que somariam R$ 11 milhões, além de procedimentos em diferentes frentes (cível e criminal).