O Nacional é o segundo finalista do 1º turno do Campeonato Amazonense 2026. Na noite desta quarta-feira (4/2), na Arena da Amazônia, o Leão da Vila Municipal venceu o Princesa do Solimões por 1 a 0 e avançou para decidir o título contra o Amazonas. O gol da classificação foi marcado por Hernane Brocador, em cobrança de pênalti.
O jogo
A partida começou truncada e com pouca criatividade ofensiva dos dois lados. Com o passar do tempo, o Nacional conseguiu ser mais incisivo e chegou com perigo até abrir o placar.
Aos 20 minutos, Hernane Brocador recebeu dentro da área, tentou o giro e foi derrubado por Thiago Spice. O árbitro assinalou pênalti e o próprio camisa 19 foi para a cobrança: bola na rede e 1 a 0 Nacional.
Em desvantagem, o Princesa passou a apostar mais nas bolas paradas. Aos 36, Thiaguinho cobrou falta na área e Edson Aquino desviou de cabeça, mas a bola saiu para fora.
Leia mais
Nacional FC anuncia Hernane Brocador, ex-Flamengo, e apresenta elenco nesta sexta
Barezão Sicredi: Princesa empata com Manaus e avança à semifinal do primeiro turno
O Nacional voltou do intervalo com postura mais agressiva. Logo aos 2 minutos, Rodrigo arriscou de longe e Hugo Sampaio precisou se esticar para fazer a defesa. Aos 11, foi a vez de Thiago obrigar o goleiro do Princesa a espalmar; no rebote, a zaga chegou antes de Hernane completar.
A resposta do Princesa veio aos 21, quando Thiago Spice cobrou falta forte, direto na direção do gol, mas Caio Alan apareceu bem para defender e evitar o empate.
Depois do susto, o Nacional ainda teve chance de matar o jogo: Rafa Marcos passou pela marcação pela direita, finalizou e acertou a trave, mantendo o placar mínimo até o apito final.
“Caboco do Jogo”
Ao fim do duelo, Hernane Brocador foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação da Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, definida por votação de três profissionais de imprensa presentes no estádio.
Próximas partidas
Com a classificação, o Nacional vai encarar o Amazonas na grande final do 1º turno. A Onça-pintada garantiu a vaga ao eliminar o Itacoatiara na primeira semifinal, na última terça-feira (3).
A decisão, valendo o título do turno, está prevista para domingo (8), às 17h, na Arena da Amazônia, em partida única e sem vantagem para nenhuma equipe.
Já o Princesa do Solimões volta a campo apenas na abertura do segundo turno, na próxima semana, diante do Manaus, com detalhes ainda a serem confirmados pela FAF.