Home Esportes Seleção Brasileira chega à Bolívia e adota estratégia para lidar com a altitude

Seleção Brasileira chega à Bolívia e adota estratégia para lidar com a altitude

0
Seleção Brasileira chega à Bolívia e adota estratégia para lidar com a altitude
Seleção Brasileira desembraca para a partida contra a Bolívia (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Seleção Brasileira já chegou à Bolívia para realizar a partida final das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2026. A delegação chegou a Santa Cruz de la Sierra por volta das 21h (horário de Brasília) e permanecerá na cidade até a tarde de terça-feira (9/9). A meta é minimizar os impactos da altitude de El Alto, cidade próxima a La Paz, onde ocorrerá a partida contra a Bolívia, a 4.100 metros acima do nível do mar.

A comissão técnica decidiu que o time irá direto ao Estádio Municipal de El Alto após o almoço, chegando aproximadamente três horas antes do jogo, que está agendado para 20h30 (horário de Brasília). De acordo com pesquisas médicas, a estratégia de permanecer ao nível do mar até o último momento ajuda a minimizar os efeitos da altitude quando não há tempo suficiente para aclimatação.

Ancelotti experimenta pela primeira vez a altitude extrema

O treinador Carlo Ancelotti terá sua primeira vivência à frente de uma equipe em estádios com altitude superior a 2.500 metros. Em razão disso, o técnico italiano fez alterações importantes na escalação, com o objetivo de preparar a equipe para enfrentar as condições adversas.

Na sessão de treinamento realizada na Granja Comary, em Teresópolis, na segunda-feira (8), o Brasil trabalhou com:
Alisson, Wesley (também conhecido como Vitinho), Fabrício Bruno, Alexsandro e Caio Henrique; Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Samuel Lino, Luiz Henrique e Richarlison.

O lateral Wesley sentiu um desconforto na coxa e pode ser substituído por Vitinho, do Botafogo, na equipe titular.


Leia também:

Andreas Pereira é convocado por Ancelotti no lugar de Kaio Jorge

Neymar revela motivo de não ter sido convocado por Ancelotti para jogos das Eliminatórias da Copa: ‘Opção técnica’


Situação nas Eliminatórias

Com 28 pontos, a seleção nacional está em segundo lugar na classificação. Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai já confirmaram participação na Copa do Mundo de 2026. Ainda há disputas pela repescagem, na qual Venezuela e Bolívia competem diretamente pela vaga.